Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA GAÚCHA - CAXIAS DO SUL - FSG
Postado em: 04/10/2017
Fonte: AGEX AGĂŠNCIA EXPERIMENTAL
22 DE SETEMBRO DE 2017
Disponivel em : http://agexfsg.com.br/2017/09/22/dia-da-responsabilidade-social-fsg/
Ontem, 21 de setembro, foi o Dia da Responsabilidade Social e o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) celebrou a data com uma série de palestras e oficinas ministradas por voluntários, alunos e professores da
instituição. O evento realizado pelo Comitê de Responsabilidade Social da FSG faz parte do calendário anual das instituições de ensino superior particulares associadas a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES). A Associação, que é responsável pela certificação do selo de responsabilidade social, elege no mês de setembro ações com foco em responsabilidade social às instituições com a missão de aproximar e entrar em contato com a sociedade. Deste modo, oportuniza o acesso à informação e promove a cidadania, explica o professor Rafael Perini, membro do Comitê de Responsabilidade Social.
Os jovens do bairro Monte Carmelo participaram das oficinas de elaboração de currículo, educação sexual e prevenção de DST’s oferecidas pelo curso de Psicologia. Durante a tarde os adolescente puderam se inteirar sobre assuntos como prevenção, riscos e a importância da vacinação contra o HPV.
As questões alimentares também estiveram na pauta do encontro. O curso de Nutrição em parceria com o programa Economia Solidária, promoveu a oficina de reaproveitamento de alimentos, para mostrar a importância das boas práticas no preparo e, assim, evitar o desperdício. Para Luzía Dinnebeer, integrante do programa Economia Solidária, “é muito importante essa relação com a sustentabilidade, devemos estimular essas ações, e mostrar que o reaproveitamento dos talos das frutas e verduras são excelentes ingredientes e
saudáveis para a nossa alimentação”.
O tema do uso racional da água foi apresentado aos jovens do Projeto Pescar da empresa Fisa Incorporadora. Os alunos do curso de engenharia ambiental da FSG, Guilherme Lazzari e Alex Robert, explicaram os processos de tratamento da água e esgoto na cidade e deram dicas de como utilizar a água de maneira consciente.
“A conscientização da população para a economia da água potável é o primeiro passo e mais importante. Mostrar o processo, estudos e teorias por trás do tratamento da água ajuda a esclarecer o trabalho e recursos financeiros que o tratamento de água e esgoto exigem”, ressaltou Robert.