Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO - UNIFIPA

Postado em: 11/10/2012

Fonte: SITE FIPA: WWW.FIPA.COM.BR


 As Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA) participaram, dia 29 de setembro, do Dia da Responsabilidade Social, uma iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) que visa concentrar em um único dia, por todo país, uma mostra das atividades desenvolvidas pelas IES com a comunidade ao longo do ano, proporcionando mais visibilidade e força aos atos realizados. Além dos benefícios à sociedade, as ações ainda garantem a certificação das instituições participantes com o Selo Instituição Socialmente Responsável.

             Nesse dia, as FIPA participaram com projetos realizados somente naquele dia e outros que aconteceriam no dia e no decorrer do ano. Os projetos por cursos são: Enfermagem - Saúde do Caminhoneiro e Campanha do Coração: Eu sou 12 por 8; Medicina - Peer Education e Cursinho Comunitário Sala Extra; Educação Física - Gincana Esportiva na Casa de Apoio ao Menor, Recreação Solidária, Interação entre Educação Básica e Ensino Superior e Faculdade da 3ª Idade; Pedagogia - GPS da Alegria (Grupo dos Pedagogos Solidários da Alegria); Administração - Integração Bairro/Escola sobre aula de informática para deficientes visuais, Projeto Social Informática Inclusiva para Crianças, Projeto "ABC da Informática", Projeto Informática Inclusiva para Deficientes Visuais Adultos e Projeto o Bê-a-Ba da Informática para Bombeiros Mirins; Direito - Adolescentes em situação irregular.

            

             OS PROJETOS

            

             Saúde do Caminhoneiro (Curso de Enfermagem)

            

             Por permanecer a maior parte do tempo em trânsito, distante de seus familiares, de sua cidade e dos cuidados de saúde e não promovendo sua saúde com hábitos saudáveis e prevenindo doenças, os caminhoneiros são vulneráveis tanto às doenças infectocontagiosas quanto as crônico-degenerativas, como diabetes e hipertensão.

             Na tentativa de minimizar possíveis agravos à saúde, o curso de Enfermagem realiza, anualmente, na Semana Monsenhor Albino, a campanha Saúde do Caminhoneiro em parceria com a Polícia Militar Rodoviária e a Fundação Padre Albino.

             Os alunos do 4º ano do curso realizaram educação em saúde, antropometria e cálculo de IMC, medida de pressão arterial indireta por meio de esfigmomanômetro aneróide e dosagem de índices de glicemia capilar por meio de glicosímetro.

             Docentes envolvidos: Maria Claudia Parro, Maristela Ap. Magri Magagnini, Virtude Maria Soler, Dircelene Jussara Sperandio.

            

             Campanha do Coração: Eu sou 12 por 8 (Curso de Enfermagem)

            

             A hipertensão arterial (HA) é uma patologia crônica que afeta cerca de 20% da população mundial adulta. Estima-se em 14 milhões o número de hipertensos no Brasil. Pelo fato desta patologia ser multifatorial e multicasual, ressalta-se a importância na mudança dos hábitos de risco, antes de optar pelo tratamento medicamentoso, como preconiza o protocolo do Ministério da saúde.

             As atividades educativas contribuem sobremaneira para a conscientização da população hipertensa na necessidade de controlar os níveis pressóricos e adquirir uma boa qualidade de vida.

             O curso de Enfermagem adotou como estratégia de ensino-aprendizagem, a participação dos alunos em eventos de extensão à comunidade, voltado para a educação em saúde através de parcerias com instituições da própria cidade e sua microrregião.

             Desta forma, no dia 29 de setembro foi realizada a atividade “Campanha do Coração: Eu sou 12 por 8” em parceria com Maranhão Supermercados, com 06 horas de duração e participação de alunos da 2ª a 4 ª série.

             As atividades realizadas no atendimento à comunidade compreenderm a realização da consulta de enfermagem com enfoque educativo e informativo abrangendo aferição da pressão arterial por meio indireto, informando ao cliente necessidade de controle por mapeamento de pressão arterial durante 10 dias se pressão sistólica >130mmHg com pressão diastólica > 85 mmHg, antropometria e cálculo do índice de massa corpórea , dieta alimentar e restrição salina, redução e possível abandono do tabagismo e etilismo, exercícios físicos regulares, controle das dislipidemias e diabetes e medidas antiestresse.

             Docente responsável: Profª Drª Dircelene Jussara Sperandio

            

             Peer Education (Curso de Medicina)

            

             O Peer Education (educação pelos pares) é um projeto de responsabilidade social na área da saúde e possui um processo de aprendizagem através de duplas de professores voluntários que ajudam a desenvolver o conhecimento e a compreensão em qualquer área de ensino fazendo uso de técnicas e jogos interativos que visam crianças e adolescentes, entre 10 e 18 anos.

             O objetivo é sensibilizar indivíduos quanto a importância da discussão de temas relacionados a afetividade e a prevenção, tais como mudanças físicas e psicológicas que ocorrem na puberdade, métodos contraceptivos, gravidez e etc.

             Em âmbito mundial, o SCORA (Standing Committee on Reproductive Health and AIDAS) realiza atividades em diversos países nos moldes do Peer Education, fazendo com que jovens ensinem jovens. No Brasil, o uso do Peer Education pela IFMSA (International Federation of Medical Students Associations of Brazil) criam projetos sob uma observação por parte dos seus coordenadores visando a comunidade.

             O ideal de cada educador que faz parte do Peer Education é tentar diminuir as estatísticas que tanto abalam o acadêmico de Medicina tanto pela triste realidade como pela sensação de incapacidade. A atuação é um dos modos de lutar incessantemente contra as mazelas disseminadas por nosso extenso país, acreditando num futuro menos perverso. Ensinar é a melhor maneira de prevenir.

             Docente responsável: Prof. Dr. João Marcelo Floridi Porcionato

            

             Gincana Esportiva na Casa de Apoio ao Menor (Curso de Educação Física)

            

             No dia da Responsabilidade Social alunos do curso visitaram a Casa de Apoio ao Menor em Catanduva. O curso de Bacharelado em Educação Física realizou uma gincana esportiva na parte da manhã com todas as crianças e posteriormente almoçaram com elas.

            

             Recreação Solidária - FIPA (Curso de Educação Física)

            

             O projeto Recreação Solidária tem como objetivo estimular as atividades em grupo, desenvolver habilidades motoras e cognitivas, incentivar a atividade física e estimular a experiência de partilhar.

             O objetivo principal é a transmissão de afeto e carinho com brincadeiras lúdicas e atividades em grupo, tendo em vista a necessidade de ajuda que as crianças necessitam, pois muitas são carentes. Chegar ao desenvolvimento afetivo e cognitivo de cada criança, em seus aspectos físicos, social e psíquico.

             Docentes responsáveis: Prof. Sergio Ricardo dos Santos e Profª Dirce Aparecida Gimeniz

            

             Interação entre Educação Básica e Ensino Superior (Curso de Educação Física)

            

             No dia 29 de setembro, alunos da EE Capitão Henrique Montenegro visitaram o Campus Sede das FIPA a fim de adquirir conhecimentos acerca da dimensão biológica do corpo humano. Esta atividade é parte do cronograma do projeto Corpo: cultural, biológico e social que o professor Ademir Testa Junior desenvolve na escola. Para isso, os alunos puderam aproveitar a estrutura de laboratórios e profissionais presentes na instituição.

             Tal dia de aprendizagem fez parte das aulas de Práticas Pedagógicas dos alunos do curso de Licenciatura em Educação Física, também ministradas pelo professor Ademir Testa Junior. Neste contexto, a ideia é que todos aprendam aquilo que lhe é interessante no momento, sejam os alunos da escola sobre a dimensão biológica do corpo humano em movimento ou os graduandos das FIPA diante da oportunidade de observar o desenvolvimento de uma sequência didática interessante e inesquecível na Educação Básica.

            

             Faculdade da 3ª Idade (Curso de Educação Física)

            

             O programa é desenvolvido em encontros semanais com pessoas da 3ª Idade, acima de 55 anos, através de atividades práticas e teóricas compatíveis com o público alvo.

             O programa é desenvolvido através de palestras informativas (assuntos atuais e outros de interesse comum), práticas corporais e mentais (hidroginástica, dança, musculação, caminhada, yoga, etc.), produção e participação cultural (grupos de poesia, coral da 3ª idade, teatro, grupos de dança, audição musical, etc.)

             Os objetivos são socialização e valorização da parte social e afetiva da pessoa idosa; promoção de um viver saudável da pessoa idosa, através de atividades sociais, culturais, recreativas, de prática corporal, etc; valorizar e conscientizar a pessoa idosa na continuidade de sua existência junto à comunidade.

             Parcerias: Prefeitura Municipal de Catanduva - CELT e Fundo Social de Solidariedade, SESC/Catanduva.

             Docente responsável: Profª Neuza Severino de Mattos

            

             Cursinho Comunitário Sala Extra (Curso de Medicina)

            

             O cursinho “Sala Extra” funciona desde 2004 e é totalmente gratuito. As aulas utilizam material didático apostilado e são ministradas pelos estudantes da 1ª à 3ª série do curso de Medicina.

             O objetivo central é dar oportunidade para que alunos carentes possam ter a oportunidade de se preparar para o vestibular de universidades públicas ou particulares que disponibilizam o PROUNI ou ainda que pretendem concursos públicos.

             O público alvo é o estudante de ensino médio da rede pública ou da rede particular que tenha tido bolsa. São oferecidas 80 vagas anuais e desenvolve-se durante todo o ano letivo. Há parceria com a Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal de Catanduva

            

             GPS da Alegria/FIPA (Grupo dos Pedagogos Solidários da Alegria das Faculdades Integradas Padre Albino) (Curso de Pedagogia)

            

             O projeto de extensão GPS – Grupo de Pedagogos Solidários da Alegria objetiva amenizar o efeito do tratamento/internação à criança no Hospital Padre Albino, além de proporcionar momentos mágicos aos internados e de muito aprendizado social a docentes e funcionários e notadamente aos alunos do curso de Pedagogia das FIPA.

             Pretende ser uma atividade de importância em novos cenários de aprendizagem, sobretudo para aquelas crianças internadas no referido hospital, que não têm condições de frequentar regularmente uma sala de aula.

             Esse trabalho complementar desenvolverá, mediante atividades lúdico-pedagógicas, práticas de envolvimento social e pedagógico.

             Como afirma Libâneo (2004), a educação é um processo social que ocorre em toda a sociedade, pois à medida que esta sociedade se torna mais complexa, existe a necessidade de se expandir a intencionalidade educativa para outros contextos, além do escolar, abrangendo diferentes tipos de formação necessária para o exercício pleno da cidadania. Portanto, o objetivo do trabalho deste Grupo é proporcionar entretenimento e aprendizado por meio de leituras/contação de histórias para crianças que estão em sistema de internação hospitalar.

             A metodologia a ser utilizada é a dramatização das histórias lidas/contadas com a utilização de diversos recursos, tais como fantoches, músicas, livros infantis, maquiagens e massas de modelar.

             O Grupo foi criado em 30 de agosto de 2012, com atuação na cidade de Catanduva/SP. Para fazer parte deste Grupo é necessário estar matriculado no curso de Pedagogia das FIPA ou ser funcionário da Instituição. Os participantes passam por rigoroso treinamento (Curso de Contação de Histórias, Brinquedoteca e aulas teórico-práticas) e precisam ter mais de 18 anos de idade.

            

             Responsabilidade Social: Integração Bairro/Escola sobre aula de informática para Deficientes Visuais (Curso de Administração)

            

             Foram convidadas pessoas da comunidade e em especial do bairro São Francisco, de Catanduva/SP, onde se localiza o Campus I das Faculdades Integradas Padre Albino para participarem de um programa de atividades de integração com o curso de Administração, visando a participação do voluntariado para conhecimento e interação com os deficientes visuais participantes do projeto, sob responsabilidade do Prof. José Claudinei Cordeiro, em funcionamento no Campus I há mais de cinco anos.

            

             Adolescentes em Situação Irregular (Curso de Direito)

            

             Diante da necessidade de conscientização dos próprios adolescentes, que estão em fase de formação da personalidade, os alunos do 2º ano do curso de Direito das Faculdades Integradas Padre Albino, ao lado do orientador Prof. Ms. Luis Roberto Rissi, realizaram, no Dia da Responsabilidade Social, 29/09/2012, a palestra “Adolescentes em situação irregular” para os alunos do ensino médio da Escola Estadual Paulo de Lima, na Rua Treze de Maio, Centro, em Catanduva.

             Programação: 10h - Palestra: Adolescente em situação irregular; 11h - Debate.

            

             Projetos de Extensão do Curso de Administração (Prof. Claudinei)

            

             Projeto Social Informática Inclusiva para Crianças

            

             Este curso proporciona às crianças conhecimento do computador como ferramenta e entretenimento na era da Tecnologia da Informação.

             A partir desta vivência, espera-se que o participante seja capaz de utilizar o computador para compreender e criar textos, comunicar-se via internet, podendo ainda utilizá-lo como entretenimento, de um modo amplo, deixando de ser marginalizado digitalmente.

             Conteúdo - Reconhecimento e adaptação ao teclado do computador. Conhecimento dos recursos disponíveis permitidos pela máquina. Utilização de softwares específicos para utilização com computador. Digitação de textos com compreensão do que está sendo feito. Aprender a utilizar unidades de gravação: disquetes, CD’s, pen-drive, etc. Conectar-se à internet. Participar de comunidades virtuais. Conhecer sites para realização de pesquisas. Obter caixa postal na internet, enviar e receber e-mail.

             Público alvo: crianças carentes

             Docente responsável: Prof. José Claudinei Cordeiro

            

             Projeto Social o "ABC da Informática"

            

             O curso de Administração, historicamente conhecido por FAECA, ciente de sua responsabilidade social, tem buscado aliar suas estruturas física e tecnológica (de equipamentos e de elemento técnico e pedagógico) para engajar-se em ações que propiciem condições de inserção no mercado de trabalho às pessoas que comprovadamente não possuem condições financeiras para investir em curso básico de informática oferecido por empresas privadas.

             Conteúdo: Noções básicas de Informática, computação, sistemas. (duração 4 horas) Noções básicas de Hardware, microcomputadores e periféricos. Noções básicas de Software, sistemas operacionais e programas. Ambiente Operacional – O ambiente Windows, o ambiente de rede. Rede Windows – Conceitos e comandos básicos; características principais, segurança, login e logout. Sistema Operacional (com duração de 4 horas). O ambiente de trabalho Windows. Características de ambiente multitarefa - Elementos principais. Grupo Principal. Grupo Acessórios. Genérico de programas instalados Internet (com duração de 12 horas). Introdução. Conexão. Uso do Browser (Navegar). Enviar e receber e-mail (Correio Eletrônico). Pesquisas. Home page - Recursos disponíveis. Editoração de Textos (com duração de 12 horas). Elementos principais - salvar e recuperar. Formatação. Edição. Tabulação.

             Público alvo: pessoas com baixo poder aquisitivo que não possuem condições financeiras para investir em cursos de informática, o que, além de diminuir seu grau de empregabilidade, aumenta a distância entre pessoas e oportunidades no concorrido mercado de trabalho.

             Docente responsável: Prof. José Claudinei Cordeiro

            

             Projeto Social Informática inclusiva para deficientes visuais adultos

            

             Esse curso proporciona ao deficiente visual adulto conhecimento do computador como ferramenta para se comunicar na era da Tecnologia da Informação. A partir desta vivência espera-se que o participante seja capaz de utilizar o computador para compreender e criar textos, comunicar-se via internet e podendo ainda utilizá-lo como entretenimento, de um modo amplo, deixando de ser marginalizado digitalmente. Objetivos: Capacitar o deficiente visual adulto a utilizar o computador como instrumento para auxiliá-lo a minimizar as restrições existentes com o advento da era digital

             Conteúdo: Reconhecimento e adaptação ao teclado do Computador. Conhecimento dos recursos disponíveis permitidos pela máquina. Utilização de softwares específicos para comunicação com Computador. Digitação de textos com compreensão do que está sendo feito, através de fone de ouvido. Aprender a utilizar unidades de gravação: disquetes, CD’s, pen drive, etc. Conectar-se à internet. Utilizar software de comunicação na internet (bate papo). Participar de comunidades virtuais. Conhecer sites que disponibilizam leitura para deficientes visuais. Utilizar sites de instituições financeiras (bancos) que estão preparados para o deficiente visual. Obter caixa postal na Internet, enviar e receber e-mail.

             Público alvo: deficiente visual adulto de Catanduva e região.

             Docente responsável: Prof. José Claudinei Cordeiro

            

             Projeto Social o Be-a-Ba da Informática para Bombeiros Mirins

            

             O curso de Administração, historicamente conhecido por FAECA, ciente de sua responsabilidade social, tem buscado aliar suas estruturas física e tecnológica (de equipamentos e de elemento técnico e pedagógico) para engajar-se em ações que propiciem condições de inserção, no mercado de trabalho, às pessoas que comprovadamente não possuem condições financeiras para investir em curso básico de informática, oferecido por empresas privadas.

             Conteúdo: Noções básicas de Informática, computação, sistemas. (suração 4 horas). Noções básicas de Hardware, microcomputadores e periféricos. Noções básicas de software, sistemas operacionais e programas. Ambiente Operacional – O ambiente Windows, o ambiente de rede. Rede Windows – Conceitos e comandos básicos; características principais, segurança, login e logout. Sistema Operacional (com duração de 4 horas). O ambiente de trabalho Windows. Características de ambiente multitarefa - Elementos principais. Grupo Principal. Grupo Acessório. Genérico de programas instalados internet (com duração de 12 horas). Introdução. Conexão. Uso do Browser (Navegar). Enviar e receber e-mail (Correio Eletrônico). Pesquisas. Home Page. Recursos disponíveis. Editoração de Textos (com duração de 12 horas). Elementos principais. Salvar e recuperar. Formatação. Edição. Tabulação

             Público alvo: pessoas com baixo poder aquisitivo que não possuem condições financeiras para investir em cursos de informática, o que, além de diminuir seu grau de empregabilidade, aumenta a distância entre pessoas e oportunidades no concorrido mercado de trabalho.

             Docente responsável: Prof. José Claudinei Cordeiro