Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE

Postado em: 09/06/2017

Fonte: HTTPS://WWW.ESSENCIALAR.COM.BR/SINGLE-POST/2017/06/09/CAF%C3%A9-CINEMATOGR%C3%A1FICO-APRESENTE-ANIMA%C3%A7%C3%A3O-NO-SAL%C3%A3O-DO-LIVRO-DE-IPATINGA


O projeto de extensão Café Cinematográfico, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), exibe neste sábado (10), às 15h e 15h30, no Salão do Livro de Ipatinga, o curta de animação “Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore”.

 

A exibição ocorrerá no jardim de inverno do Centro Cultural Usiminas, no Shopping Vale do Aço. Haverá bate-papo ao final da apresentação.

 

De acordo com Rodrigo Cristiano, docente responsável pela atividade, “a exibição do filme tem como objetivo trabalhar a questão da importância dos livros na vida das pessoas.

 

Além disso, levar aos estudantes uma discussão e o incentivo à formação crítica enquanto cidadãos”. O “Café Cinematográfico” constitui um projeto para a troca de conhecimento e aprendizagem, em que os alunos são estimulados a discutir sobre as produções assistidas. O evento conta com a parceria da Livraria Uniduni_Lê e do Salão do Livro.

 

Sobre o filme

 

The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore (no Brasil, Os Fantásticos Livros Voadores do Senhor Lessmore) é um filme de animação em curta-metragem estadunidense de 2011 dirigido e escrito por William Joyce e Brandon Oldenburg. Venceu o Oscar de melhor curta-metragem de animação na edição de 2012.

 

O filme aborda o poder transformador da literatura utilizando apenas imagens. São apenas 15 minutos em que fica claro o quanto um livro pode colorir a vida das pessoas.

 

Após um furacão devastar a cidade em que está, Morris Lessmore é conduzido a um mundo onde os livros estão vivos. E é mergulhando nesse mundo que ele volta a colorir sua vida, bem como a vida de habitantes da cidade.

 

O projeto

 

O Café Cinematográfico é um projeto sociocultural que propicia aos estudantes o acesso à cinematografia nacional e internacional, além de longas e curtas-metragens fora do circuito comercial americano, o que visa à formação sociocultural e política no âmbito escolar.

 

O cinema é utilizado como recurso didático para a inserção dos temas transversais na sala de aula e, além disso, propõe ampliar o espaço de lazer e enriquecimento cultural da escola, incentivando a formação crítica e apreciativa do público.