Postado por: UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - UNIDADE ERECHIM - URI
Postado em: 16/12/2016
Fonte: SETOR DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS DA URI
Acadêmicos de Administração desenvolvem projeto social
Entre os meses de agosto e dezembro de 2016, os acadêmicos do Curso de Administração da URI, Turma 2014/2, participaram do “Projeto Administração do Bem”. Organizados em três equipes, os acadêmicos realizaram ações empreendedoras em prol de entidades beneficentes da cidade de Erechim. Estas entidades desenvolvem um valoroso trabalho junto à comunidade e realizam um grande esforço para manterem suas atividades (sobrevivem graças a doações), especialmente em momentos de crise, quando os recursos provenientes de projetos e doações costumam diminuir consideravelmente.
Baseado nesta realidade, cada grupo recebeu a missão de conhecer uma entidade beneficente local e desenvolver ações que pudessem auxiliá-la de alguma forma. As equipes arrecadaram valores por meio da negociação com fornecedores, formulação de estratégias de divulgação e comercialização de algum tipo de produto, doações de empresas e realização de eventos.
As entidades escolhidas para participar desta ação empreendedora foram o Projeto Recriando a Vida e a Sociedade Fraternal Cantinho da Luz, que juntas, atendem a mais de 150 crianças e adolescentes da cidade de Erechim, proporcionando, dentre diversas atividades, reforço escolar e refeição no turno inverso ao escolar. Outra entidade envolvida foi a APADA (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos), que atende aproximadamente 45 pessoas diariamente, oferecendo reforço escolar e comunicação em Libras (Língua Brasileira de Sinais), dentre outras atividades. Ao longo dos 4 meses de duração do trabalho, os grupos arrecadaram R$ 4.223,00, valor que foi integralmente repassado a estas 3 entidades no início do mês de dezembro.
Além do objetivo social, o projeto buscou envolver os acadêmicos, o Curso de Administração e a Universidade com a comunidade. Com esta atividade, os acadêmicos puderam desenvolver diversas habilidades, como trabalhar em equipe, negociação e vendas, gestão financeira, cooperação, empreendedorismo, comunicação e criatividade. Assim, a ação possibilitou conciliar o conhecimento obtido ao longo da graduação e também contribuir para a formação profissional e cidadã, um compromisso da universidade com a sociedade local.