Postado por: FACULDADE ANHANGUERA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - UNIDADE ITAPECERICA DA SERRA - ANHANGUERA
Postado em: 01/07/2017
Fonte: HTTP://WWW.FUNAP.SP.GOV.BR/SITE/INDEX.PHP/NOTICIA/127
No dia 25 de maio, 100 alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera participaram de uma palestra a fim de conhecer a Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" - Funap, órgão vinculado à Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo (SAP), e o projeto realizado nas unidades prisionais dos Clubes de Leitura.
Com o intuito de apresentar a instituição e seu propósito aos discentes, a exposição feita pela gerente regional da Funap da Grande São Paulo e Litoral, Graziele Barbosa Lima, buscava ainda conseguir parceria do curso para a correção das resenhas elaboradas pelos reeducandos do projeto na região da grande São Paulo e Litoral.
Diferentes estilos de obras literárias são apresentados nos Clubes de Leituras graças a parcerias com entidades como a Companhia das Letras, Fundação Palavra Mágica, Pastoral Carcerária, Centro Paula Sousa, Instituto Ecofuturo, Faculdade de Americana, UNIESP (Sorocaba) e as próprias unidades prisionais que são administradas pelas SAP.
Além de promover o ato de ler, a escrita e a própria literatura, a proposta também envolve debates e trocas de experiências acerca do livro. Somente no ano passado, um total de 1.810 resenhas foram escritas pelos reeducandos integrantes dos 46 Clubes. Entre as obras mais lidas, estão "A Metamorfose" de Franz Kafka e "A Revolução dos bichos" de George Orwell. As resenhas desenvolvidas, aliás, podem ser usadas para solicitar remição de pena.