Postado por: UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE
Postado em: 17/11/2016
Fonte: HTTP://JMONLINE.COM.BR/NOVO/?NOTICIAS,2,CIDADE,118016
A ideia é levar a esses moradores de rua e a pessoas carentes não apenas uma roupa, mas também atenção e autoestima
Iniciativa internacional criada pela ONG Sul Africana com o objetivo de doar roupas a quem não tem o que vestir, chega a Uberaba. O projeto The Street Store, ou “loja de rua” em tradução livre, foi realizado sábado, 14, na Praça Jorge Frange, pela ONG “Amigos do Igor”, um grupo disposto a realizar boas ações em homenagem ao ex-estudante de Medicina Igor Lombardi Penhalver (in memoriam).
De acordo com Juan Thomaz Gabriel de Souza Ramos, um dos organizadores, a ideia já se disseminou por vários países, onde mais de 3.500 moradores de ruas foram atendidos. No Brasil, ele conta que essa iniciativa tem tomado conta de cidades como São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Porto Alegre e outras. “A ideia é levar a esses moradores de rua e a pessoas carentes não apenas uma roupa em bom estado, mas também atenção, autoestima e dignidade”, explica.
Na praça, foi montada uma “loja”, onde os moradores de rua e pessoas carentes puderam escolher roupas e sapatos à vontade, em meio a atrações culturais. Além disso, foram disponibilizados alimentação, cortes de cabelo e maquiagem por alunos e ex-alunos do Senac, bem como aferição de pressão arterial e coleta da glicemia, sendo que as pessoas com alterações de saúde serão encaminhadas ao Hospital Universitário para dar continuidade ao acompanhamento.
O projeto, coordenado em Uberaba por estudantes de Medicina da Uniube, familiares e amigos de Igor, sustenta-se, principalmente, na arrecadação de roupas e sapatos, mas arrecada também roupas íntimas, bijuterias, bonés ou quaisquer acessórios, cabides e até mesmo de dinheiro.