Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 13/09/2016
Fonte: SITE DA UNOESTE
13/09/2016
Projeto de saúde dos olhos ultrapassa 15 mil atendimentos
Nesta Semana da Responsabilidade Social serviços são levados para três escolas da rede pública
O projeto Saúde Visual do Escolar ultrapassa 15 mil atendimentos de acuidade para alunos do 1º ano do segundo ciclo do ensino fundamental. Nesta Semana da Reponsabilidade Social os serviços de acuidade são levados para duas escolas da rede pública estadual: segunda-feira (12) na Teófilo Gonzaga da Santa Cruz e terça-feira (13) na Maria Luiza Formozinho Ribeiro, sendo neste mesmo dia também na Escola Municipal Carmen Pereira Delfim, por conta de atividade envolvendo os pais. O projeto de iniciativa do Lions Clube Cinquentenário tem as parcerias do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, que pertence à Santa Casa, e da Unoeste, por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp).
Na escola Teófilo, no Jardim Humberto Salvador, 70 crianças passaram pelos testes aplicados por estudantes de Medicina, orientados e acompanhados por professores, dos quais dez farão exames clínicos. Na escola Carmen, na Vila Líder, juntamente com a acuidade serão ofertados aos pais os serviços de aferição de pressão arterial, simulação de Parada Cardiorrespiratória (PCR), educação em saúde sobre prevenção do câncer e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), durante a manhã a partir das 8h. Na escola Formozinho, na Vila Charlotte, a acuidade ocorre às 14h. Desde que iniciado em 2010 e até a tarde desta segunda-feira (12) foram realizados 15.320 atendimentos.
Em média, 25% dos alunos são encaminhados para exame e 7% acabam usando óculos. Assim, em quase sete anos foram aproximadamente 3,8 mil consultas e mais de 1 mil alunos que passaram a usar óculos. A observação de professores e diretores escolares é de que enxergar melhor resulta na elevação do aprendizado, ao eliminar a dificuldade de leitura dos livros e apostilas ou ainda do conteúdo exposto em lousa para explicação do professor. O Lions oferece os óculos gratuitamente e também garante o acompanhamento médico em algumas situações, incluindo realizações de cirurgias.
Em Presidente Prudente, todo aluno do ensino fundamental passa por dois testes de acuidade visual. O primeiro, quando ingressa em escola da rede da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), com o atendimento feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O segundo ocorre no 6º ano, quando começa o novo ciclo desse nível de ensino, ofertado pela Rede Estadual de Ensino em 25 escolas de Presidente Prudente. Essa dinâmica foi combinada entre o Lions e seus parceiros com a administração municipal.
No primeiro semestre deste ano, os serviços foram levados para 13 escolas. Neste segundo semestre, em 12 escolas estaduais. Os mais recentes atendimentos ocorreram nas escolas Fátima Aparecida Falcon, no Jardim Jequitibás I; Oracy Matricardi, no conjunto habitacional Ana Jacinta; e Clotilde Veiga de Barros, no Jardim Santana; todos bairros periféricos da cidade.
A inserção do projeto de acuidade na Semana de Responsabilidade Social, que acontece de hoje (12) a sábado (17), atende à mobilização nacional promovida pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e que tem a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec) como parceira, na condição de mantenedora da Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste
http://www.unoeste.br/Noticias/2016/9/projeto-de-saude-dos-olhos-ultrapassa-15-mil-atendimentos-