Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 17/08/2016
Fonte: SITE DA UNOESTE
17/08/2016
Idosos da Vila Dignidade são atendidos com vários serviços
A Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, que tem o Hospital Regional (HR) enquanto instituição proponente e Unoeste como instituição educacional de ensino superior, mantém serviços permanentes na Vila Dignidade, no Jardim Humberto Salvador. Além da programação convencional, passam a ocorrer atendimentos extras, iniciados com a manhã especial de cuidados estéticos, nesta quarta-feira (17). Atendendo a pós-graduação com especialização na referida residência, o projeto vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) foi criado no ano passado e implantado em março deste ano.
É um projeto de caráter interinstitucional que também envolve a administração pública municipal, por intermédio das secretarias de Saúde e de Assistência Social. Construída pelo governo estadual e habitada desde janeiro de 2012, a vila tem 24 casas e abriga 27 idosos, existindo quatro casais e os demais moram sozinhos em casas de 39 metros quadrados, com sala conjugada à cozinha, quarto e banheiro, jardim na frente e pequeno quintal no fundo. São 14 homens e 13 mulheres com mais de 60 anos e na próxima semana será recebida mais uma mulher, conforme anuncia a educadora social Elisângela Fermiano Biscola.
A vila pertence ao território da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro, onde a residência atua há três anos, com a coordenação da professora Larissa Sapucaia Ferreira Esteves, que no ano passado formalizou o projeto. Embora a avaliação de resultados esteja programada para ocorrer semestralmente, incluindo a avaliação diagnóstica feita inicialmente com todos os moradores, as reuniões mensais já permitem mensurar alguns efeitos sobre os serviços prestados. Elisângela afirma que os idosos estão mais ativos. O farmacêutico Cristoffer da Silva Santana, egresso da turma de 2012 da Unoeste e estudante da especialização, reafirma que a autonomia tem melhorado.
Uma das características da vila é a de que os moradores são autônomos, sem qualquer interferência de terceiros em suas rotinas no dia a dia. Cada um cuida dos seus afazeres domésticos, incluindo a alimentação. Cada um tem suas chaves, incluindo a do portão. É mantido compromisso com o bem-estar e a dignidade, conforme preconiza a Política Nacional do Idoso. Eles cuidam da vila, incluindo as áreas de convivência: salão, academia e amplo jardim com gramado, flores e árvores. “Nossa atuação tem exatamente essa finalidade de manter a saúde para assegurar a autonomia”, conta Santana.
O projeto atende a vila toda segunda-feira e as atividades físicas são regulares, para manter os idosos funcionais. O trabalho é conduzido pela fisioterapeuta Thayla Calderan. Em outras áreas, cada semana tem algo diferente, com as atuações da nutricionista Ana Lúcia Malheiros e da enfermeira Vitória Sanvezzo. Há um preceptor, funcionário da saúde pública municipal, e cada aluno da especialização é acompanhado por um professor tutor, como é o caso de Edna Takahashi, que esteve presente na atividade de hoje, na qual a professora Rosângela Cristóvão Ferreira acompanhou e orientou uma equipe de sete alunas do 6º termo do curso de Estética e Cosmética.
Higienização facial e massagem nas costas foram aplicadas aos idosos por Nayara Caroline Pinheiro, Estela Kimura Lopes, Tatiana Denevides, Thainá de Oliveira Lima, Natália Cristina Pinheiro, Rosana Pinheiro Lucena e Juliana Ramos Ferreira. Morador na vila há cinco anos, Jurandi Soares da Silva, de 73 anos, disse que Unoeste presta bons serviços. “Isso me deixa feliz, pois trabalhei como encanador na universidade e também prestei serviços na fazenda do senhor Agripino [Agripino de Oliveira Lima Filho, chanceler da Unoeste]. A universidade faz bons serviços por aí e aqui também”, diz Silva e mostra, com orgulho, uma foto com o ex-patrão em seu Facebook, feita no Calçadão da Maffei.
As atividades de estética e cosmética, em atendimento à Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, contou com a estrutura proporcionada pela Proext, por intermédio do assessor de integração comunitária Darci Galbiati. O evento foi registrado pela imprensa oficial da prefeitura, com a jornalista Samanta Cardoso e o repórter fotográfico Marcos Sanches; e também pela Rádio Facopp, emissora web da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), com a estagiária em reportagem Giovana Farias. Os atendimentos estéticos foram prestados das 8h às 11h.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste
http://www.unoeste.br/Noticias/2016/8/idosos-da-vila-dignidade-sao-atendidos-com-varios-servicos