Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 31/05/2016
Fonte: SITE DA UNOESTE
31/05/2016
Saúde Visual do Escolar faz mais de 80 exames num só dia
Médico do Banco de Olhos da Santa Casa atende alunos de quatro escolas e também alguns casos de retorno
Em sete anos de existência, o Projeto Saúde Visual do Escolar tem uma de suas maiores mobilizações de atendimento em exames clínicos num único dia. Na tarde desta terça-feira (31) foram recebidos no Banco de Olhos da Santa Casa 82 alunos, sendo a maioria de quatro escolas e 12, de diferentes unidades de ensino, em situação de retorno. O elevado número decorre do aumento de testes de acuidade visual no primeiro semestre deste ano, sendo 59,52% maior em relação ao mesmo período do ano passado.
Mais de 1,3 mil alunos de 12 escolas receberam os testes. Os que apresentaram alguma dificuldade de enxergar foram encaminhados para exames. No primeiro dia de consulta, em abril, foram atendidos os das escolas Marrey Júnior e Miguel Omar Barreto. Hoje, compareceram os das escolas Francisco Pessoa, Joel Antônio, Tannel Abbud e Monsenhor Sarrion. Para o dia 21 de junho, a partir das 14h, ocorrerá o atendimento recorde: 154 alunos de seis escolas, além dos retornos, cujo número ainda não está definido.
Os últimos exames do semestre serão para alunos das escolas Mirella Desidere, Pedro Tófano, Placídio Nogueira, Hugo Miele, Anna Antônio e Arlindo Fantini. O projeto atende quem está no 6º ano do ensino fundamental em 25 escolas estaduais de Presidente Prudente, que são os mesmos alunos que foram atendidos no primeiro ano, na Rede Municipal de Educação, pelo serviço público de saúde. No segundo semestre deste ano, o serviço será levado para as 13 escolas restantes.
Os testes de acuidade visual são aplicados por estudantes da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), orientados e acompanhados por professores em atividade cadastrada na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, que está entre os parceiros do projeto de iniciativa do Lions Clube Cinquentenário, juntamente com o Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa. Os exames clínicos são feitos pelo médico Leonardo Castilho, com atendimento conduzido pela assistente social Fátima Rota e sua equipe de trabalho.
Na tarde de hoje, fizeram parte do atendimento as técnicas de enfermagem Lucimar Cavalheri e Juliana Lima, a estagiária de assistência social Evelyn Mayumi Ikeda e o assessor de integração comunitária da Proext, Darci Galbiati. Ao aluno que precisa de óculos, caso seja de interesse dos pais, a doação é feita pelo Lions Clube, onde é feito o encaminhamento à ótica conveniada. Também é grátis o acompanhamento médico para quem apresenta problemas que requerem exame de topografia ou paquimetria; ou ainda transplante de córnea.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste
http://www.unoeste.br/Noticias/2016/5/saude-visual-do-escolar-faz-mais-de-80-exames-num-so-dia