Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 23/05/2016
Fonte: SITE DA UNOESTE
23/05/2016
Mutirão e Caravana da Saúde atendem mais de 2,5 mil pessoas
Foi o maior público de 11 mutirões e que superou em pelo menos 500 pessoas em relação aos dois últimos anos
O 11º Mutirão de Cidadania no Campo recebeu a Caravana de Saúde sábado (21) em Presidente Epitácio (SP), com acesso gratuito e facilitado a vários serviços. Os organizadores estimam que mais de 2,5 mil pessoas passaram por atendimentos nos serviços e orientações prestadas por diversas instituições parceiras, incluindo estudantes da Unoeste, orientados e acompanhados por professores.
O público contou com ações de prevenção à saúde; pode tirar Carteira de Trabalho, RG e CPF; obter informações sobre aposentadoria, indenização e recursos previdenciários; e receber orientações jurídicas e técnicas. Teve ainda o maior casamento coletivo dos últimos três anos do evento: 40 casais. O mutirão ocorreu nas escolas municipais: Professor Gerson Constante de Oliveira e Doce Saber, no centro da cidade.
O evento envolveu o Sindicato Rural (patronal), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), com o apoio da Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Delegacia da Capitania dos Portos (Marinha do Brasil), Cartório de Registro Civil, subseção 120 da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sabesp e Agência da Previdência Social.
Também estiveram envolvidas a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), além de outras instituições. A caravana se integrou a essa ampla parceria, por intermédio da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) e da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste.
Ocorreu ainda a participação do Serviço de Urologistas de Presidente Prudente e Região Associados (Suppera), que realizou dezenas de procedimentos, conduzidos pelo médico Ênio Perrone e com o envolvimento de estudantes de Medicina; Escola de Cabeleireiro Impacto Hair, realizando cortes de cabelo; e o Hospital Regional do Câncer, com o ônibus de prevenção do câncer ginecológico.
A caravana ofereceu serviços de verificação de pressão arterial, testes de glicemia (diabetes) e acuidade visual, prevenção do câncer de próstata, do câncer ginecológico e do câncer de boca; orientações sobre dengue, controle microbiológico da esponja de cozinha, dermatológica, nutricional e pressão arterial sistêmica; análise do perfil de estilo de vida e medidas de composição corporal, higienização e massagem facial, massagem relaxante, recreação infantil, triagem e orientação nas áreas de linguagem, voz e audição, entre outros.
A cerimônia de abertura foi prestigiada pelo prefeito Sidnei Caio da Silva Junqueira ‘Picucha’, dentre outras autoridades. O coordenador de eventos do Senar, Airton Nonato agradeceu os parceiros, entre os quais a Unoeste, que esteve representada pelos professores José Luiz Parizi, Rosangela Cristóvão Ferreira, Meire Judai, Luciane Romero, Renata Digiovani, Carmen Lúcia Kohl Martinez Paz, Ariovaldo de Souza Ribeiro, Mário Colnago, Luciana Calvo e Willian Takata, juntamente com o assessor de integração comunitária da Proext, Darci Galbiati. À frente da equipe da Acipp estiveram o presidente Ricardo Anderson Ribeiro e a superintendente Maria Eugênia Leandro.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste
http://www.unoeste.br/Noticias/2016/5/mutirao-e-caravana-da-saude-atendem-mais-de-25-mil-pessoas