Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 11/04/2016
Fonte: SITE DA UNOESTE
11/04/2016
Caminhada pela Vida reúne 2 mil pessoas no Parque do Povo
Evento esteve voltado para estimular a prática de atividade física como componente de uma vida saudável
A Caminhada pela Vida, realizada na manhã de domingo (10) no Parque do Povo, é vista pelo professor de Educação Física Ariovaldo de Souza Ribeiro como evento capaz de estimular o participante a adotar a atividade física em sua rotina de vida. Para a professora de Nutrição Luciane de Souza Romero essa é uma mudança que deve ocorrer acompanhada de hábitos alimentares saudáveis. O aposentado José Simão da Costa adotou a prática do pedestrianismo (marchas a pé) e afirma que o esporte é remédio para tudo. Aprovou a caminhada, elogiou a TV Fronteira e seus parceiros pela organização. Também enalteceu a Unoeste pelos serviços prestados, inclusive por ser uma instituição pela qual nutre grande admiração.
Em 2003, ao se aposentar como instrutor na área da construção civil no Senai em São Paulo, Souza optou por morar em Presidente Prudente, para ficar perto de seus 13 irmãos que moram em Dracena, Junqueirópolis e Tupi Paulista. Desde então tem participado de provas pedestres regionais e em 2014 correu na Maratona de Nova York. Fez os 42 km em 6 horas e até ganhou medalha. “A atividade física faz o praticamente se libertar do médico e até de tomar remédio tarja preta. Além da saúde, proporciona longevidade. Veja os orientais que chegam aos 100 anos ou mais, pois investem no esporte em benefício da saúde”, disse Costa, um dos cerca de 2 mil participantes da caminhada de 5 km.
Ao coordenar os estudantes de Educação Física, que contribuíram com o alongamento antes dos participantes iniciarem o percurso, Ribeiro disse que pesquisas indicam pelo menos 15 minutos de atividade física por dia, para melhorar a circulação e todo funcionamento do organismo. Ao falar sobre eventos de estímulo à vida saudável, sugeriu que Prudente deveria ter pelo menos quatro caminhadas por semestre e citou Maringá e Londrina como exemplo, por terem 12 por ano. Na coordenação dos estudantes de Nutrição, também prestando serviços no evento, Luciane afirmou que, na questão alimentar, o ideal é reduzir a quantidade ingerida de gordura e açúcar simples; e aumentar a ingestão de água, frutas, verduras e legumes.
“Devemos dar preferência aos alimentos naturais em relação aos industrializados. As escolhas devem recair sobre assados, cozidos, grelhados, integrais e desnatados”, sugeriu durante o acompanhamento dos estudantes nas prestações de serviços, ofertadas aos participantes da caminhada, de avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e de orientação nutricional. Com logística proporcionada pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), a Unoeste também ofereceu os serviços de orientação sobre o câncer de pele e uso de protetor solar, incluindo a distribuição do produto; alongamento e benefícios da atividade física; massagem nas costas; e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Os demais cursos de graduação envolvidos foram os de Fisioterapia, Ciências Biológicas e Estética e Cosmética; além da pós-graduação stricto sensu, com o mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Ainda estiveram envolvidos os professores Silvério Hosomi, Renata Digiovani, Bruna Corral, Suzana Chiari Bertolli e Edson Mareco, juntamente com o assessor de integração comunitária da Proext, Darci Galbiati. Também prestigiaram a caminhada os coordenadores do curso de Educação Física Marcelo Crepaldi e da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp) Alba Regina Azevedo Arana, que também coordena o mestrado em Meio Ambiente.
Na abertura oficial, o medalhista olímpico André Domingos disse que o esporte transforma vidas e que a prática de atividade física, associada à alimentação saudável, representa qualidade de vida. O paratleta Gustavo Henrique de Araújo, que tem apenas 35% da visão, disse que o esporte o faz acordar cedo e feliz. Jornalistas da TV Fronteira saudaram o público e participaram da caminhada. O Hino Nacional foi executado duas vezes: durante a abertura e no começo da apresentação do grupo vocal Perseptom, no encerramento da caminhada, que ocorreu entre 9h30 e 10h30, com saída e chegada na estrutura instalada no Parque do Povo, na confluência das avenidas 14 de Setembro e Celestino Figueiredo.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste
http://www.unoeste.br/Noticias/2016/4/caminhada-pela-vida-reune-2-mil-pessoas-no-parque-do-povo