Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 24/03/2016
Fonte: SITE DA UNOESTE
24/03/2016
Abrigos de idosos têm ajuda com as doações do Trote do Bem
Lar São Rafael recebe 215 fraldas geriátricas e Lar dos Idosos de Álvares Machado é contemplado com 151
No início do presente ano letivo, os calouros da Unoeste foram estimulados por mais uma ação social do Trote do Bem. Desta vez, a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) promoveu a doação de fraldas geriátricas. As entregas a dois abrigos de idosos ocorreram na tarde desta quarta-feira (23) no Lar São Rafael, em Presidente Prudente, e no Lar dos Idosos de Álvares Machado. Respetivamente, cada entidade recebeu 251 e 151 unidades.
Fizeram as entregas o pró-reitor Adilson Eduardo Guelfi, o professor responsável pela ação extensiva, Josué Pantaleão, e o assessor de integração comunitária da Proext, Darci Galbiati. Em Prudente, as fraldas foram recebidas pela irmã de caridade Maria Del Rocil, a assessora jurídica Adriana Freitas e as residentes Ivone Paes e Creuza Cândido, representando os 86 idosos, dos quais 35 são mulheres. Nessa oportunidade, Adriana apresentou as obras de ampliação do lar.
A expectativa é de que até o final de 2017 o lar tenha 60 novos leitos em 28 quartos num prédio de três andares, sendo que o primeiro piso abrigará um salão de festas. As economias, para que as obras pudessem ser iniciadas, foram feitas nos últimos seis anos. No novo prédio fica aos fundos, com a entrada para o salão pela rua José Maria Armond. As representantes do lar agradeceram a doação e comentaram que a Unoeste vem colaborando com o lar há muitos anos.
Em Machado, onde estão abrigados 16 idosos (nove mulheres e sete homens), a coordenadora do lar contou que pelo menos sete internos usam fraldas geriátricas, com a média de quatro trocas por dia, de tal forma que o consumo é elevado. A maior parte dos usuários de fraldas é de cadeirantes. Ela recebeu a doação juntamente com o presidente Antônio Carlos Novaes da Silva. Ambos agradeceram a Unoeste e elogiaram os estudantes que proporcionaram tal contribuição.
Entendimentos entre Guelfi e Pantaleão são para que na próxima recepção aos calouros, em agosto deste ano, ocorra uma campanha mais robusta de motivação aos alunos em relação ao Trote do Bem. O interesse é ampliar a doação de fraldas geriátricas, que são de extrema necessidade aos idosos que, devido à incontinência urinária, perdem o controle de suas funções fisiológicas.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste
http://www.unoeste.br/Noticias/2016/3/abrigos-de-idosos-tem-ajuda-com-as-doacoes-do-trote-do-bem