Postado por: GRUPO OSWALDO CRUZ - FOC/FATEC/FCD

Postado em: 23/09/2016

Fonte: INTERNET - HTTP://WWW.OSWALDOCRUZ.BR/CONTEUDO_LER.ASP?ID_CONTEUDO=43013


Faculdades Oswaldo Cruz participam do Dia da Responsabilidade Social
Foto: Egidio Oliveira
Dia da Responsabilidade Social 2016

As Faculdades Oswaldo Cruz participaram no dia16 de setembro da 12ª edição do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovido anualmente pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). O evento visa estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade por meio de ações voluntárias gratuitas realizadas pelas instituições de ensino e teve como foco prestar serviços e realizar atividades voltadas à qualidade de vida, bem–estar, cultura e carreira.

“O Dia da Responsabilidade Social é relevante, pois é o momento em que a faculdade realiza uma mostra de todas as atividades de cunho social, sustentável, educativo, e de saúde já desenvolvidas ao longo do ano. O objetivo é expor essas ações, demonstrando, assim, a responsabilidade social que a instituição de ensino assume em favor da comunidade, colaboradores e estudantes”, destaca a supervisora do departamento do Serviço Social das Faculdades Oswaldo Cruz, Alessandra Barbosa Paulo.

A organização do Dia da Responsabilidade Social nas Faculdades Oswaldo Cruz é coordenada pelo diretor acadêmico, Prof. Dr. Nelson Bonetto, pelo diretor técnico, Prof. André Santos, e também pelo departamento do Serviço Social, através das colaboradoras Alessandra Barbosa Paulo, Jessica Roca, Maria Cristina Soares e Júlia Nascimento. “A coordenação do Dia da Responsabilidade Social contou com o apoio dos colaboradores, estudantes e ex–alunos da instituição de ensino, além da parceria com o CIEE. Este envolvimento foi fundamental para a materialização do evento”, relata Alessandra Barbosa.

Pacto da Educação Brasileira contra o Zika

Na edição deste ano, um dos destaques da campanha foi o “Pacto da Educação Brasileira contra o Zika”. A ação incentiva as instituições de ensino a trabalharem, ao longo do ano, para conscientizar a população a ajudar a combater o mosquito aedes aegypti. Por isso, a palestra que iniciou o Dia da Responsabilidade Social nas Faculdades Oswaldo Cruz foi da coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Profa. Dra. Márcia Gorny, abordando a temática “Dengue, Chicungunya e Zika: a nova realidade em nosso país”.

“A conscientização é o primeiro passo para preparar a população para uma nova realidade em nosso país: o aumento da dengue e a inserção de duas novas doenças em nosso cenário, Zika e Chincungya. Muito se fala sobre a sintomatologia da doença e dos métodos de tratamento dos sintomas ocasionados pelas arboviroses. Por isso, em minha palestra, foquei no transmissor dos vírus que é o Aedes aegypti. Considerando mobilidade, a adaptabilidade e a grande distribuição no Brasil desse mosquito, ele se torna o grande ator nesse cenário atual”, explica a professora Márcia Gorny. “Em síntese, a palestra apresentou ao público os direitos, mas também identificou os deveres de cada cidadão no combate ao mosquito transmissor de arboviroses de grande relevância para o cenário brasileiro atual e internacional”, acrescentou a docente.

Ainda com o foco no combate ao mosquito aedes aegypti, o Dia da Responsabilidade Social proporcionou a orientação da professora do curso de Enfermagem, Soraya el Hakim, sobre a prevenção contra o Zika Vírus durante a gestação. O evento contou também com mais duas palestras: do ex–aluno do curso de Administração, Lucas Guerharth, intitulada “Crises: como aproveitar as oportunidades e se tornar um vencedor”, e da coordenadora do curso de Alimentos, Profa. Ms. Taís Moreira, abordando a temática “Boas práticas de higiene em casa”.

Curso de Enfermagem faz avaliação do risco de síndrome metabólica

O Dia da Responsabilidade Social contou também com a participação dos alunos da 1ª série do curso de Enfermagem fazendo a avaliação do risco de síndrome metabólica (hipertensão / diabetes / dislipidemia – aumento de colesterol). Os estudantes foram supervisionados pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Arthur Bittes, e também pela professora Andrea Ferraz. 

A ação possuiu dois formulários de avaliação de saúde, hábitos de vida e alimentação, além de registro da pressão arterial, glicemia capilar, frequência cardíaca, circunferência abdominal, peso e índice de massa corpórea (IMC).

“Aqueles que apresentaram risco foram orientados a buscar atendimento médico, além da adoção de melhores hábitos alimentares, atividade física. Nos casos de pressão arterial aumentada, foram marcadas novas avaliações com os alunos e o professor no prazo de um mês”, explica o professor Arthur Bittes. “Estamos agora analisando os formulários para melhor rastrear pessoas atendidas com risco de SM. Estes serão monitorados, se necessário, no próprio ambulatório de práticas de saúde do curso”, complementa o docente.

Exposição e doação de livros com a Árvore do Saber

Na edição deste ano, a Biblioteca Alfredo Monteiro participou com a Árvore do Saber e a Banca de Livros, oferecendo doações de publicações para a comunidade. As obras doadas receberam um selo comemorativo da Responsabilidade Social Oswaldo Cruz, desenvolvido especialmente para a data. 

A biblioteca do Grupo Oswaldo Cruz oferece um serviço permanente de atendimento à comunidade, onde é possível fazer um cadastro e retirar livros em empréstimo domiciliar, títulos do acervo de obras gerais, por 30 dias, com direito a renovação de prazo. “Esperamos assim contribuir com um fácil acesso à leitura, informações e conhecimento para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas do bairro e da comunidade em geral”, destaca a bibliotecária da Oswaldo Cruz, Silvana Cardoso de Almeida.

Outras atividades proporcionadas no dia da Responsabilidade Social foram promovidas pela engenheira química Jessica Perez, formada na Oswaldo Cruz e responsável pelo laboratório de Operações Unitárias da Escola Superior de Química. Jessica apresentou a confecção de vasos freáticos ecológicos com cavalete, explicou como fazer um papel semente e a produção caseira de sabão a partir de óleo de cozinha. “Uma maneira simples e eficiente para resolver os problemas dos resíduos indesejados é transformá–los em novos produtos, poupando o meio ambiente e trazendo benefícios à quem produz”, explica Jessica Perez.

Apresentação das Crianças da Brinquedoteca

A Brinquedoteca “Rosa Quirino Simões” também participou do Dia da Responsabilidade Social através da apresentação de sua Banda Infantil. O setor, coordenado pelas professoras Maria Suely Castilho, Vânia Almeida e Neusa Amêndola, atende crianças em idade escolar moradoras da região, visando o aprimoramento na sociabilidade e bom rendimento escolar. A Brinquedoteca oferece acompanhamento na lição de casa, reforço escolar, além da educação musical com aulas de teclado.

Já no período das 9h às 11h, o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) realizou o cadastramento de alunos para vagas de estágios. A ação proporcionou aos estudantes os cadastros no CIEE, além da atualização de alunos já cadastrados e foi fornecido quanto aos encaminhamentos de estágio.

 

  Publicado em: 23/09/2016  por: Egidio Oliveira

http://www.oswaldocruz.br/conteudo_ler.asp?id_conteudo=43013