Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE

Postado em: 16/09/2016

Fonte: SITE DA UNOESTE


16/09/2016

Suicídio é tratado em campanha como questão de saúde pública

Palestras orientam sobre como identificar quem esteja precisando de ajuda e onde buscar auxílio profissional

Nesta Semana da Responsabilidade Social, a Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste) está engajada na campanha “Setembro Amarelo” que trata do suicídio como questão de saúde pública. A participação da universidade ocorre com ofertas de palestras e panfletagem, em ação extensiva filantrópica e científica cadastrada na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).

A iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) tem na organização em Presidente Prudente o envolvimento da Associação de Psiquiatria de Presidente Prudente (APP), do Hospital Regional “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” (HR) e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Está inserido na campanha do 11º Encontro de Atualização em Psiquiatria, promovido pela APP.

A mobilização de profissionais e estudantes da área de saúde alerta para a necessidade de, pelo menos, minimizar o problema de proporções gigantescas, diante da estimativa de que a cada 30 segundos uma pessoa tira a própria vida no mundo. No entanto, o tema suicídio é tabu, por ser rejeitado, discriminado ou ignorado. A prevenção encontra barreiras no preconceito e medo em falar sobre o assunto.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 90% dos casos de suicídio estão relacionados a doenças mentais. O percentual é extraído de casos comprovados. Os dados estatísticos são subestimados, como acontecem nos casos de morte por causa indeterminada ou em acidente de trânsito. As estimativas para suicídio são subestimadas em taxas de 20 a 25% no idoso e de 6 a 12% em outras faixas etárias.

As palestras orientam como identificar quem esteja precisando de ajuda. Outra orientação é sobre como buscar auxílio profissional. Na terça-feira (13) teve palestra no auditório do HR. A de sexta-feira (16) será no AME, às 15h. São voltadas para a conscientização da população sobre o suicídio, com a finalidade de redução da incidência. É seguida a cartilha da ABP: “Suicídio: informando para prevenir”

As professoras da Famepp vinculadas à programação como palestrantes são Celeste Corral Tacaci Neves Baptista, também membro da APP, e Michelle Medeiros de Lima Salione, diretora técnica do Hospital Bezerra de Menezes; com a coordenação geral da professora Gilmara Peixoto Rister, também psiquiatra do HR, execução e organização da estudante Bruna Elisa Arsego, apoio e supervisão da professora Cláudia Álvares Calvo Alessi.

As atividades do Setembro Amarelo, cor da luz e da alegria, concentram nesta semana e no último domingo do mês, dia 25, será realizada a Caminhada pela Vida, a partir das 9h em frente à Casa do Médico, no Parque do Povo. Os organizadores estimulam a participação da comunidade e pedem o uso de camiseta amarela, no dia. A campanha da ABP foi criada em 2014 e vem sendo realizada em todo o Brasil.

A participação da universidade está introduzida na Semana da Responsabilidade Social, iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) da qual a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec) faz parte, na condição de mantenedora da Unoeste.

 

http://www.unoeste.br/Noticias/2016/9/suicidio-e-tratado-em-campanha-como-questao-de-saude-publica