Muitos moradores do bairro Medianeira se queixam da escuridão em alguns trechos do bairro. Isso inspirou a Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma) a criar uma petição online para chamar a atenção da comunidade e da prefeitura sobre o tema, que está diretamente relacionado à segurança.
Publicidade
– A falta de iluminação é um dos fatores da violência. Embora os crimes sejam complexos dentro de um contexto, a falta de iluminação pública é um fator que corrobora com estes índices. Áreas com pouca sinalização, degradadas, como terrenos baldios, geram um sentimento de vitimização. Esses espaços, por não terem a circulação de pessoas acabam sendo vandalizados e tornam-se local propício para crimes – destaca o professor da Fadisma Eduardo Pazinato.
O abaixo assinado – que está disponível pelo link bit.ly/iluminesm – deve ser entregue na sexta-feira para a prefeitura. A entrega será depois do ato Ilumine a Cidade, marcado para esta quinta-feira, às 20h40min. A partir desse horário, as luzes do prédio da instituição e de casas próximas serão apagadas por alguns minutos.
Segundo Pazinato, é necessário que as cidades implantem uma política pública com ¿gestão integrada¿:
– É importante que os municípios possam ter uma política de iluminação associada a segurança pública, isto é um mecanismo de solução preventiva. Melhorar a iluminação facilita o policiamento, pois com vias melhores iluminadas e pessoas nas ruas, coíbe-se a violência.