Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO INTEGRADO - INTEGRADO

Postado em: 24/09/2012

Fonte: SITE FACULDADE INTEGRADO - HTTP://WWW.GRUPOINTEGRADO.BR/PORTAL/?PG=EVENTOS_VIEW&ID=245


Nessa sexta-feira, 21, a Faculdade Integrado de Campo Mourão desenvolve, juntamente com o Colégio Estadual Ivone Castanharo, o Dia da Responsabilidade Social. A data busca integrar escola, faculdade e comunidade. Para o presidente da Comissão de Responsabilidade Social do Integrado, Rafael Zampar, com o evento a faculdade pode mostrar os trabalhos de responsabilidade social que desenvolve durante o ano e atender a uma comunidade da cidade. “É uma forma de devolver, para a sociedade, de uma maneira prática, aquilo que a gente vê na teoria, na sala de aula”, salienta.

O Dia da Responsabilidade Social é realizado simultaneamente com o projeto 100% Cultura, do Ivone Castanharo. “Essa ação é extremamente importante, tanto que realizamos pelo terceiro ano consecutivo com a Faculdade Integrado. Nossa comunidade é extremamente carente de alguns serviços públicos. Essas atividades vêm suprir, mesmo que num período curto. E, com isso, a comunidade percebe a importância da escola e da educação”, explica o diretor do colégio, Joseval Basílio Pelisser.

Para os alunos, a atividade deveria ser realizada com maior frequência. “Eventos como esse tinham que ser feitos sempre, porque cada vez a gente aprende mais coisa e é muito legal”, assegura Marcelo Varaldo de Oliveira, do 1º ano do Ensino Médio. Para Karina Castro dos Santos, também do 1º ano do Ensino Médio, a atividade os influencia a buscar cada vez mais conhecimento. “Se a pessoa não gosta de estudar, essas atividades interessantes o puxam para a escola”, acredita Karina.

A acadêmica do 6º período de Nutrição, Joelaine Souza Assis, avalia como boas as atividades realizadas. “Para a gente, é importante porque temos uma boa experiência e podemos ajudar a comunidade. Além de mostrar a nossa profissão”, aponta. O professor de Geografia do colégio, Eder Goulart, vê que a ação é uma forma de envolver todos. “É bom ter um evento cultural e com a participação de todos. Traz a comunidade para dentro da escola”, esclarece.

A professora coordenadora do curso de Enfermagem, Carina Trabuco, acredita que o evento é bastante importante não apenas para alunos, mas para toda a comunidade. “É muito importante porque você cria um vínculo positivo entre faculdade e comunidade. E a comunidade começa a angariar bens físicos, de participação social e qualidade de vida”, enfatiza. Um morador da região, Walter Luiz Ximenes, concorda. “É um projeto inteligente e aproveitável para a comunidade, porque muita gente não sabe como fazer algumas coisas e aprendem neste dia”, finaliza. Todos os cursos da faculdade participaram com projetos para o Dia da Responsabilidade Social.