Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE
Postado em: 04/08/2016
Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/2456/PROFESSORA-DO-UNILESTE-PARTICIPA-COMO-VOLUNTARIA-DOS-JOGOS-OLIMPICOS-DO-RIO
A partir do dia 5 de agosto, Flávia Santos, professora do curso de Educação Física do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), atuará como voluntária nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A docente e coordenadora do projeto de extensão Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste trabalhará na área de relações internacionais, protocolo e idiomas da Arena Olímpica do Rio, local que sediará as competições de ginástica artística, rítmica e de trampolim.
Segundo a docente, para exercer a função foi necessário passar por um longo processo seletivo. “O processo de seleção começou em 2014 e tive que realizar cursos e entrevistas presenciais e online, e também passei por um treinamento no Rio por ocasião do evento teste de ginástica, em abril de 2016”, conta.
Todo processo seletivo teve como finalidade a comprovação da sua fluência em idiomas, da sua boa comunicação e de seu relacionamento interpessoal, além de sua postura ética e confidencialidade.
Durante os jogos, Flávia ficará responsável por proporcionar hospitalidade aos integrantes dos comitês olímpicos dos diferentes países e do Comitê Olímpico Internacional (COI), bem como autoridades de diferentes países.
“Fui ginasta e treinadora de ginástica artística e de trampolim por muitos anos e vibro com o esporte. Viver a experiência e poder contribuir com a organização da maior competição esportiva do planeta, ainda mais na ginástica, é um presente, uma oportunidade única de aprendizado” conta.
Para Flávia, fazer parte desta história por meio do exercício do voluntariado é contribuir para construção de um mundo melhor. “Como praticante e mestre de yoga tento, sempre que posso, exercitar o desapego. O fortalecimento dos valores morais e o ganho imaterial são enormes em exercícios que geram uma aprendizagem que vai muito além do conhecimento técnico”, acrescenta.
A docente já tem experiência de voluntariado com estrangeiros a partir de algumas ações junto ao Rotary Club de Ipatinga e espera, com mais este trabalho, enriquecer a formação dos discentes do Unileste quando retornar. “Certamente, irei voltar enriquecida desta experiência que pretendo compartilhar com os estudantes de Educação Física do Unileste”, diz.
Para viver esta experiência, a professora contou com o apoio da coordenação do curso de Educação Física, na pessoa do professor Tasso Guerra.
Experiência em família
A professora revela ainda que terá a companhia de outras pessoas de sua família nesta experiência de voluntariado. “Minha filha, Laura Santos, também atuará na Olimpíada na mesma função que eu, só que nas competições de tênis. Terei ainda a companhia da minha cunhada Cristina Trópia (treinadora de Ginástica de Trampolim) e das minhas sobrinhas Carolina e Larissa Trópia (ginastas), que atuarão como voluntárias na área de esportes nas competições de ginástica, também na Arena Olímpica do Rio”, finaliza Flávia.