Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATHEDRAL - UNICATHEDRAL

Postado em: 22/09/2015

Fonte: GOO.GL/TZUVN4


Larissa Forgerini

 

A maioria das pessoas jamais parou para pensar no amanhã. O amanhã é incerto e muitas vezes, a vida nos prega peças e tudo pode mudar numa fração de segundos: o rico pode ficar pobre; o pobre pode dar a volta por cima. Quem ostentava ontem, pode pedir esmolas hoje. Quem ontem gozava de plena saúde e vitalidade, pode acordar com a notícia de que possui uma doença crônica e pouco tempo de vida. São várias as histórias, vários os contextos e uma realidade só: nada é previsível.

Em visita ao Lar da Providência neste último sábado, 19, diretores, e demais colaboradores do departamento administrativo, além de acadêmicos da Faculdade Cathedral, se depararam com uma realidade emocionante: velhinhos com uma bagagem imensurável de sabedoria e histórias de vida. Alguns não conseguiam caminhar, enxergar e até mesmo falar, já outros, ainda carregavam o ar da juventude. Também nos deparamos com aqueles que não conseguiam mais se levantar de suas camas por possuírem alguma deficiência/doença ou até mesmo pela velhice avançada. Por diversos momentos fiquei me perguntando o motivo pelo qual um filho deixaria um pai, ou uma mãe naquele lugar. Confesso que sai de lá e ainda não consegui obter a resposta.

O fato é que naquele ambiente existem várias pessoas que dão o sangue para cuidar de cada um dos idosos, e tentam, de certa forma, suprirem a falta que eles sentem de seus familiares: “eu amo cuidar deles, faço isso por amor, e não visando dinheiro”, comentou Gracilma Tavares, que trabalha no abrigo há um ano e cinco meses. A funcionária relatou que os idosos são deixados no abrigo por uma Assistente Social. Isso ocorre após a realização de um procedimento padrão, adotado por eles, junto aos familiares.

Elisabeth Gimenez é freira e começou a trabalhar no asilo há um ano: “no início foi um pouco difícil de acostumar a vê-los chegando aos finais de tarde tristes, por não terem recebido nenhuma visita. Isso gerava muita tristeza e inquietação em mim”. Elisabeth lembra que não sente mais aquela tristeza do passado, e sim, alegria, por estar junto a eles, aprendendo com suas histórias de vida e ajudando no que pode: “eu sempre faço as coisas com muita alegria aqui. Quando me deram essa incumbência eu pensei assim: Deus está querendo algo novo em mim. E então eu comecei a abraçar essa missão”, concluiu.

A coordenadora de Recursos Humanos, Marcela Silvéria, afirmou que foram bastante gratificantes os dias em que esteve envolvida na organização dessa ação: “é muito valioso saber que tantas pessoas têm tão pouco, mas que possuem tanta alegria. Isso nos motiva a caminhar e estar fazendo sempre o melhor para o próximo”, ponderou.

A Cathedral fez doações de toalhas, hidratantes corporais e fraldas descartáveis. Sobre isso, o Diretor da Instituição, professor Rinaldo Capra frisou: “quero agradecer a todos que colaboraram com os itens para doação. Este é um momento importante de interação com a sociedade”. Disse ainda: “é gratificante ver acadêmicos, professores e funcionários saindo de dentro dos muros da Faculdade para desenvolver atividades de responsabilidade social como esta, que delegam acima de qualquer coisa, amor e carinho”.

Além das doações, a Faculdade Cathedral proporcionou uma tarde divertida aos idosos. Houve a apresentação do coral ‘Encantar’, composto pelas alunas do curso de Pedagogia, que cantaram as músicas ‘Aquarela’, de Toquinho e ‘Tempo de Ser Feliz’, de Jamily: “nós já havíamos cantado essas músicas outras vezes e ela sempre causou boas vibrações. O significado delas remete o futuro, a proteção, o olhar sempre adiante”, salientou Welissandra Negrão, estudante do 8º semestre.

Apesar de muito amor e carinho que recebem das Irmãs e dos funcionários que trabalham no local, os idosos precisam muito da ajudada população. O Lar da Providência se mantém com doações, como fraldas descartáveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, e alimentos. É importante que cada um faça a sua parte e que colabore, mesmo com o mínimo. Como disse a escritora Mônicka Christi: “Solidariedade e Amor não tem hora ou lugar, é sempre”.

 

Quem desejar fazer uma doação ao Lar da Providência pode entrar em contato pelo fone 064 3638 1211, ou realizar depósito bancário: Agência 7140-4, Conta Poupança 5973-0, Variação 51, Banco do Brasil. Seja solidário, faça uma doação!