Postado por: FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE - FANESE
Postado em: 29/09/2015
Fonte: HTTP://PORTAL.FANESE.EDU.BR/?P=4072
Dando continuidade às ações de responsabilidade social, a Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) recebeu a enfermeira Isabella Alves Bispo de Carvalho para proferir palestra sobre a Meningite, doença que provoca uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro.
Isabella, que trabalhou com doenças infectocontagiosa nos principais hospitais de Aracaju, fez uma exposição detalhada sobre a doença, esclarecendo dúvidas apresentadas pela comunidade acadêmica sobre os tipos de meningite, suas causas e consequências.
“O termo meningite expressa a ocorrência de um processo inflamatório das meninges e pode ser causada por diversos agentes infecciosos, a exemplo de bactérias, fungos e vírus. Ela pode ser causada também por agentes não infecciosos”, explicou.
A enfermeira lembrou que existem vários tipos de meningites, apesar de ser a bacteriana a que mais mata. “Se for viral, o tratamento é do sintoma e, geralmente, o médico vai fazer a pulsão para verificar a meningite. Quando é detectada, é, preciso saber qual bactéria causou o tipo de infecção”, destacou.
Ela ressaltou, ainda, que quando há suspeita da doença, inicia-se o tratamento, enquanto espera o resultado da coleta do material para identificação da bactéria. A enfermeira também informou aos alunos sobre o quadro clínico de um paciente com meningite, caracterizado por sintomas de náusea, vômito, rigidez na nuca, cefaleia intensa, confusão mental, dentre outras.