Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 02/10/2012
Fonte: SITE DA UNOESTE
Centenas de atendimentos de saúde e atrações culturais são proporcionadas pela Unoeste no centro de Prudente
O Dia da Responsabilidade Social marcou o encerramento do Mês da Responsabilidade Social da Unoeste. Foi durante toda a manhã de sábado (29) na Praça Nove de Julho, no centro de Presidente Prudente. Populares foram mobilizados para os vários atendimentos de saúde, incluindo as atividades do Dia do Coração, além de apresentações culturais e de recreação. Realização organizada pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), com o envolvimento de alunos e professores de oito cursos.
A equipe de Estética e Cosmética ofereceu massagem e as pessoas receberam orientações da Fisioterapia. “O relaxamento é importante para a qualidade de vida. É preciso soltar a musculatura, normalmente tensionada perto do pescoço. O dia a dia muito corrido deixa a musculatura tensa”, disse o estudante de fisioterapia Michel Panhan numa entrevista ao vivo na Rádio Comercial, para o repórter Cláudio Moreno, que também entrevistou a assessora da Proext, Rosângela Cristóvão Ferreira.
A Odontologia ofereceu orientações sobre higiene bucal. A Farmácia promoveu entrega de preservativos e deu explicações sobre doenças sexualmente transmissíveis. A Medicina e a Enfermagem realizaram aferição da pressão arterial. Pelo Dia do Coração, a Medicina instruiu as pessoas sobre prevenção às doenças cardiovasculares. A Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Facleppp) proporcionou recreação. A Educação Física realizou roda de capoeira.
O projeto Guri na Universidade também esteve presente, com apresentações musicais no teatro de arena da Praça Nove de Julho pelo Projeto Guri, onde na sequência a professora Dulce Cintra comandou atividades físicas ao som de diferentes gêneros musicais. Quem recebeu os serviços e participou das atividades, gostou. “É bom. A gente vem para o centro da cidade numa manhã como esta e a universidade nos presenteia com tudo isso. Na verdade não é bom, é excelente”, comentou a dona de casa Lourdes Maria Santarém.
Para o garçom Airton Marcos Serafim foi uma oportunidade de assistir a capoeira e receber orientações. “Gosto muito de capoeira. Se fosse mais novo (tenho 56 anos) e tivesse tempo, praticaria. É um esporte brasileiro. Gosto da música e dos movimentos”, contou. O armador de ferragem na construção civil, Antônio Carlos da Silva, disse que já esteve em outros eventos da Unoeste, “um pessoal que sempre contribui com a cidade e a gente de sente feliz com os atendimentos”.
O também assessor da Proext, Darci Galbiati, esteve envolvido na logística que incluiu a oferta de lanche para meninos e meninas do Projeto Guri. As atividades começaram às 8h30 e foram até às 12h, com o Dia da Responsabilidade Social fechando um mês de amplas atividades, todas elas voltadas à população, conforme a coordenadora de Ações Culturais, Esportivas e Sociais, Afife Salim Sarquiz Fazzano.