Postado por: UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - UNIDADE ERECHIM - URI
Postado em: 09/09/2015
Fonte: HTTP://WWW.URICER.EDU.BR/SITE/INFORMACAO.PHP?PAG_INVOKED=NOTICIAS_PRINCIPAL&ID=5591
O plantio de árvores favorece diretamente o restabelecimento da regularidade do clima, a melhoria do ciclo hidrológico, porque acaba melhorando a regularidade de chuvas, a redução da velocidade dos ventos, o aumento da diversidade e a quantidade da fauna nas cidades, especialmente de pássaros, além da melhoria das condições acústicas, diminuindo a poluição sonora, proporcionando um ambiente mais agradável.
Em função disso, acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Erechim, na intenção de propiciar integração e acolhimento aos novos alunos, realizou o plantio de 30 mudas de árvores no Câmpus 2, onde está localizado o Curso. O objetivo principal desta atividade foi a integração dos acadêmicos em busca de um bem que beneficia muitos envolvidos e que fará parte do ambiente deste de outros cursos que estão sediados ali.
Tal atitude, explica a Coordenadora Sara Roesler, “acaba gerando uma reflexão à respeito de pequenas ações que podem ser executadas para transformar o ambiente que nos cerca, além de servir como exemplo para os demais cursos”.
As mudas foram doadas pelo Horto Florestal Municipal de Erechim. Esta ação foi possível com base na Lei nº 5.140/2011, que possibilita que cidadãos solicitem mudas de árvores ao município para plantio em zonas de preservação. Cada aluno novo ficou responsável pelo plantio de uma muda que teve a supervisão do grupo de veteranos. Entre as mudas plantadas, foram escolhidas árvores frutíferas e nativas (ipê).
Professores do Curso de Agronomia também participação da ação orientando o plantio. Esta atividade de extensão reforça a intenção do Curso de Arquitetura e Urbanismo em formar profissionais cuja atuação objetiva auxiliar no desenvolvimento, reflexão e amadurecimento de propostas e ideias que têm muito a contribuir para a sociedade. Além disso, os reflexos destas boas práticas podem ser percebidos diretamente pela comunidade e seu entorno através de pequenas ações como essa.