Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE

Postado em: 26/09/2015

Fonte: SITE UNOESTE


28/9/2015

Semana do Idoso em Prudente contempla o envelhecimento ativo

Atividades e orientações ocorrem no sentido do processo de envelhecimento como experiência positiva

 

  • Foto: Homéro Ferreira
    Dentre os serviços ofertados, esteve a aferição da pressão arterial
  • Foto: Homéro Ferreira
    Atividade física, com ginástica e alongamento, pelo Grupo Athia
  • Foto: Homéro Ferreira
    Atendimento da Enfermagem para os idosos, sábado na Praça 9 de Julho
 

 


Seguindo o conceito de envelhecimento ativo, preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso – mantida pela parceria da Unoeste com o Hospital Regional de Presidente Prudente (HR) – realiza a 2ª Semana Intersetorial do Idoso, de 26 deste mês a 3 de outubro. Realização inserida na Semana Municipal do Idoso, juntamente com o Centro de Referência da FelizIdade, mantido pela Secretaria Municipal de Saúde. A proposta consiste em otimizar oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do idoso, que é a pessoa com 60 anos ou mais. Nesse sentido e com o envolvimento de outros parceiros a abertura ocorreu no sábado (26) na Praça 9 de Julho, no centro da cidade.

“É muito bom a gente ter essa oportunidade de participar de algo tão bom assim, com serviços de saúde, atividades e orientações”, disse Josias Amorim Andrade, de 76 anos e morador do Jardim Paulistano, numa fala comum entre os participantes da primeira ação da semana destinado ao idoso prudentino em 2015. Com saúde e disposição, o septuagenário reclama apenas de dores no joelho, que diz ser herança dos anos de corridas de rua e dos tempos de jogador de futebol, tendo disputado a segunda divisão de profissionais do campeonato baiano, de 1963 a 1970. Por 53 anos exerceu a profissão de fotógrafo, dos quais 20 na empresa Sagae Formaturas. Aposentado, ainda fotografa de vez em quando, em aniversários de amigos ou de casamento dos filhos dele.

Quando no exercício da profissão, fotografava praticamente todos os dias e praticava atividade física em alguns dias. Agora, fotografa vez ou outra, mas caminha todos os dias, entre 8 e 10 km. “Dói um pouco os joelhos, mas no geral a saúde vai bem”, comenta e estimula às pessoas da terceira idade a serem mais ativas, participando de grupos e dos eventos que ajudam a manter a saúde física e mental, como os da semana para o idoso que também, envolvem na realização a Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso, Conselho Municipal do Idoso, Unimed, Grupo Athia e Sabesp. No sábado (26), pela manhã, foram prestados sete serviços envolvendo oito cursos da área de saúde da Unoeste, inseridos em atividade cadastrada na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).

A professora Larissa Sapucaia esteve à frente das atividades que consistiram em miniavaliação do estado mental, teste de equilíbrio e marcha, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, orientação de polifarmácia, orientação bucal, avaliação sobre labirintite e orientações sobre exames laboratoriais. Prestaram os serviços estudantes de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Odontologia, Fonoaudiologia e Biomedicina. Faixas humanas, denominação dada pelos organizadores a idosos mostrando faixas nos semáforos da avenida Coronel Marcondes com a rua Tenente Nicolau Maffei, contribuíram para sensibilizar as pessoas em geral sobre as atenções às pessoas da terceira idade, que fazem parte de um contingente populacional que cresce em grande proporção devido à significativa redução da taxa de fecundidade, que vem ocorrendo desde a década de 1960.

A logística da abertura da semana alusiva ao idoso foi proporcionada pela Proext, por intermédio do assessor de integração comunitária Darci Galbiati. Dentre outras ações da semana, na quarta-feira (30) será realizado o Fórum Municipal do Idoso, das 8h às 12h, no Centro Cultural Matarazzo; e visitas de idosos na quinta-feira (1º) no Hospital Regional e na sexta-feira (2) na Unoeste, ambas das 9h às 11h. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste