Postado por: UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - UNIDADE ERECHIM - URI
Postado em: 08/07/2015
Fonte: HTTP://WWW.URICER.EDU.BR/SITE/INFORMACAO.PHP?PAG_INVOKED=NOTICIAS_PRINCIPAL&ID=5455
“Nesta avenida atravessam pessoas que já viveram muito, e outras que estão começando a viver. Respeite a faixa de segurança”. Essa mensagem vem tendo grande repercussão em Erechim. Ela foi construída por alunos da Escola de Educação Básica da URI Erechim e vem assinada pelo Lar dos Velhinhos (Sociedade Beneficente Jacinto Godoy).
A iniciativa surgiu após o sucesso de uma campanha realizada pelos alunos dos oitavos anos com os idosos, desenvolvida durante dois meses, em 2014, e vem ocupando espaços em vários pontos da cidade. Durante o período de atividades, foram desenvolvidas várias oficinas sob a coordenação das professoras Elis Andreetta, da disciplina de Ciências, e Letícia Dumke, da disciplina de Língua Portuguesa. O resultado da campanha pode ser visto em vários pontos da cidade.
Uma delas foi a oficina Artística e Cultural, na qual foram desenvolvidas atividades com música, dança e poesias para despertar a sensibilidade nos velhinhos. A intenção dos alunos foi contribuir para a melhoria da capacidade de concentração e de memória. Além de serem prazerosas, as atividades artísticas como a dança estimulam áreas do cérebro, contribuindo para um bem-estar físico e mental. Os alunos declamaram poesias, organizaram apresentações de dança, apresentaram canções e emocionaram a todos.
Outra atividade desenvolvida foi a oficina de jogos, para trabalhar jogos de tabuleiro e de mesa, além das atividades de raciocínio - um ótimo método para manter a mente dos idosos alerta e ativa. O objetivo da oficina foi procurar manter a cabeça ativa como uma estratégia para “reaviar” e minimizar a perda de memória.
Ainda foi desenvolvida a “Hora do Conto”, onde os alunos contaram histórias e fizeram dramatizações. A atividade é uma forma eficiente e descontraída de estimular o conhecimento, a criatividade e o prazer de ouvir e ver uma história.
O Corpo Humano também foi tema para oficina, em virtude das mudanças fisiológicas e psicológicas que acontecem com o processo de envelhecimento. Os alunos apresentaram bonecos anatômicos e confeccionaram os sistemas com materiais alternativos para auxiliar na explicação. Os idosos puderam manusear no microscópio para visualização de células. Também tiveram a oportunidade de montar o sistema locomotor, identificando os principais ossos do corpo humano.
Conforme explicam as professoras, o objetivo central do projeto foi promover ações sociais de educação, criando momentos de troca de experiências entre os alunos e a terceira idade, além de levar carinho, descontração e conhecimento ao grupo e idosos do Lar de Velhinhos de Erechim.