Postado por: UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - UNIDADE ERECHIM - URI
Postado em: 29/07/2015
Fonte: HTTP://WWW.URICER.EDU.BR/SITE/INFORMACAO.PHP?PAG_INVOKED=NOTICIAS_PRINCIPAL&ID=5493
O Curso de Arquitetura e Urbanismo, aberto este ano, tem como princípios norteadores ações pedagógicas no desenvolvimento de uma atitude de responsabilidade técnica e social, possibilitando ao futuro profissional comprometer-se como agente de mudança social e humanizadora.
E foi com esta visão que a primeira turma do Curso desenvolveu um projeto de ação social que trouxe muita alegria a um grupo de crianças do Lar Promocional Santa Marta, de Erechim. Os trabalhos foram resultado do projeto “Arquitetando ideias – brinquedos para crianças de 0 a 5 anos”, dentro da disciplina de Plástica, ministrada pelo professor Vinícius Linkzuk. Ela compõe a grade curricular do primeiro semestre e visa desenvolver técnicas, métodos e paradigmas da composição arquitetônica através de aspectos formais, espaciais e organizacionais.
Com base nisso, criou-se um Projeto de Ação Social com a intenção de desenvolver a capacidade de expressão e representação plástica tridimensional, dominar técnicas e materiais para a execução do projeto, desenvolver a capacidade de percepção, composição e moderação para a interação no contexto proposto e, ainda, contribuir com a sociedade, doando os objetos criados.
Os acadêmicos, tendo como ideia norteadora a forma de um cubo, fizeram diversas propostas de brinquedos trabalhando com um tema (escolhido pelo próprio aluno), através do qual cada um apresentou sua ideia de brinquedo por meio de representação bidimensional em folha A3, cujo objetivo era defender a sua proposta para os colegas.
A partir desta atividade, foram escolhidos os melhores brinquedos e a turma foi dividida em grupos dando início ao planejamento da técnica, dos materiais e dos custos para a execução destes objetos. Foram executados seis brinquedos, de temas e tamanhos diversos, que foram entregues ao final do semestre pelos próprios acadêmicos na Obra Santa Marta quando os alunos puderam mostrar seu primeiro projeto e ensinar as crianças a utilizar os brinquedos, em uma tarde muito emocionante para todos os envolvidos.
Segundo a Coordenadora do Curso, professora Sara Roesler, “para uma turma de primeiro semestre, destaca-se a criatividade das propostas apresentadas e o comprometimento dos alunos tanto com a responsabilidade técnica do brinquedo em desenvolvimento, quanto para com a responsabilidade social, na intenção de proporcionar aprendizado, diversão e segurança às crianças”.
A atividade, ressaltou Sara, comprovou que o profissional de Arquitetura e Urbanismo desempenha um papel relevante, cuja atuação auxilia no desenvolvimento, reflexão e amadurecimento de propostas e ideias que têm muito a contribuir em sociedade. Os reflexos destas boas práticas podem ser percebidos diretamente pela comunidade e seu entorno através de pequenas ações.
Além disso, reforçou a coordenadora, “a possibilidade de ver um projeto executado e ainda proporcionar alegria e diversão às crianças que receberam os brinquedos, além de trazer novos conhecimentos e experiência prática, também possibilitou muita reflexão sobre o papel do Arquiteto na sociedade e a contribuição de pequenas atitudes na transformação do mundo em que vivemos”.