Postado por: UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - UNIDADE ERECHIM - URI

Postado em: 30/06/2015

Fonte: HTTP://WWW.URICER.EDU.BR/SITE/INFORMACAO.PHP?PAG_INVOKED=NOTICIAS_PRINCIPAL&ID=5418


Ao longo do mês de junho, as professoras das disciplinas de Ciências, Física, Artes e Língua Portuguesa, do 6º aos 9ºs anos da Escola de Educação Básica da URI, realizaram uma série de atividades alusivas ao mês do meio ambiente. Uma delas fez parte do projeto das Nações Unidas, que institui o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz.

Após um intenso estudo em sala de aula, onde analisaram um texto sobre a importância da luz na terra, os alunos trouxeram os conhecimentos da sala de aula para a prática. Em uma atividade dinâmica e multidisciplinar, foram inspirados a pensar na questão ambiental e reproduziram os seus conhecimentos com o auxílio de pincéis, tintas e materiais alternativos, fazendo a releitura da obra “Noite Estrelada”, de Vincent Van Gogh.A atividade aconteceu no pátio da instituição, na tarde de quarta-feira, 26, e contou com o engajamento do monitor João Francisco Ferreira (Tio João), que atua na Escola há 21 anos. Ele tem como hobby a pintura em tela e foi convidado, por isso, a reproduzir a obra de Van Gogh.

Conforme a professora Elisandra Girardelo Andreetta, da disciplina de Ciências, “a vida na Terra é possível porque a luz do Sol chega até aqui. Graças a sua posição em relação ao Sol, o nosso planeta recebe uma quantidade de energia solar que permite a existência da água em estado líquido e não apenas em estado sólido (gelo) ou vapor. Por isso, reforçamos e destacamos este assunto este mês”.

O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que destaca a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo. Para a professora Elisandra, a iniciativa das Nações Unidas representa uma oportunidade única para se inspirar, para se educar e para se unir em escala mundial.

Ao proclamar um Ano Internacional com foco na ciência óptica e em suas aplicações, as Nações Unidas reconhecem a importância da conscientização mundial sobre como as tecnologias baseadas na luz promovem o desenvolvimento sustentável e fornecem soluções para os desafios mundiais nas áreas de energia, educação, agricultura, comunicação e saúde.

A luz exerce um papel essencial no cotidiano do ser humano e é uma disciplina científica transversal obrigatória para o século XXI. Ela vem revolucionando a medicina, abrindo a comunicação internacional por meio da internet e continua a ser primordial para vincular aspectos culturais, econômicos e políticos da sociedade mundial.