Postado por: UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - UNIDADE ERECHIM - URI

Postado em: 22/05/2015

Fonte: HTTP://WWW.URICER.EDU.BR/SITE/INFORMACAO.PHP?PAG_INVOKED=NOTICIAS_PRINCIPAL&ID=5299


As acadêmicas do Curso de Nutrição da URI Erechim (Turma 2012) promoveram, ao longo do mês de maio, atividades lúdicas com os grupos de idosos "Arco Íris" e “Viva a Vida”, da Associação de Idosos pela Vida de Erechim. A atividade foi orientada pela Coordenadora do Curso, professora Vivian Zanardo.

O primeiro grupo participou de um jogo de palavras cruzadas, elaborado pelas acadêmicas Ana Paula Zanella, Rubia Amadigi e Laura Caldart. O objetivo da atividade foi o de repassar conhecimentos ao grupo sobre a função e os benefícios dos alimentos (grupo do leite e derivados, frutas, legumes e verduras, carnes, feijão e leguminosas, amido, óleos e gorduras, açúcares e doces e água).

Enquanto isso, o grupo "Viva a Vida" participou de uma atividade com as acadêmicas Lalesca Braga, Lisiane Strada e Luana Lermen, que explicaram a diferença das frutas, verduras e legumes e a importância destes alimentos para os idosos. Em seguida, elas desenvolveram um jogo de charadas sobre o tema.

Em abril, o Curso também desenvolveu atividades com o grupo de idosos, quando elaboraram preparações saudáveis no Laboratório de Técnica Dietética, no Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP). Todos foram envolvidos na preparação de receitas para e, após o preparo, degustaram o resultado. As receitas foram compartilhadas para que todos pudessem reproduzir em casa.

As atividades fizeram parte do projeto de vivências "Integrando Gerações", cujos objetivos são realizar educação nutricional com a comunidade e contribuir na formação do acadêmico do Curso de Nutrição.

Conforme a professora Vivian, a educação nutricional é importante durante todo ciclo de vida, afim de estabelecer bons hábitos alimentares, diminuir a possibilidade de comportamentos alimentares inadequados e, consequentemente, prevenir doenças degenerativas.

As acadêmicas foram unânimes ao salientar o quão gratificante foi participar da atividade, levando assuntos extremamente importantes para a comunidade e despertando o interesse sobre a alimentação, o que poderá colaborar para a manutenção e/ou melhora da saúde e, consequentemente, da qualidade de vida e longevidade.