Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 24/09/2012
Fonte: SITE DA UNOESTE
Vários atendimentos prestados a moradores fizeram parte do Mês da Responsabilidade Social da Unoeste
Como parte da extensa programação do Mês da Responsabilidade Social da Unoeste, o final de semana foi marcado pela Caravana da Saúde. Desta vez os serviços foram prestados aos moradores do Jardim São Gabriel e bairros vizinhos, sediados na Fraternidade São Damião, instituição de caridade que pertence à Paróquia São Francisco de Assis, na zona oeste. Equipes de dez cursos prestaram centenas de atendimentos nesse evento da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) que tem entre os parceiros a Unoeste, através de Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).
Para os universitários a caravana é uma oportunidade de adquirir experiência e transformar teoria em prática. Para os moradores é uma chance de avaliação na área de Saúde. Mabiane Silva Marge, aluna do 2º termo do curso de Pedagogia, esteve pela primeira vez no evento. “Ganho experiência e possibilito meu preparo profissional”, disse a jovem que já trabalha no segmento da educação e que se prepara para ser professora. Ela é do município de Álvares Machado (SP), onde trabalhou numa escola particular de ensino infantil e agora atua na Escola Municipal Aparecida Marques Bacaro, na pré-escola.
Mabiane e outras alunas da Pedagogia proporcionaram várias atividades para crianças, a exemplo de desenho e pintura. A equipe da Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp) se instalou na biblioteca da entidade. As estudantes foram acompanhadas das professoras Sandra Aquelina Clebis e Olga Maria de Andrade Pereira Boscoli. No amplo salão foram prestados os serviços pelas equipes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Biomedicina, Fisioterapia, Odontologia, Medicina, Nutrição e Estética e Cosmética.
Equipes que foram acompanhadas pelos seguintes professores: Márcia Regina Felipe Bueno Croseioli, Rosangela Cristóvão de Almeida, Renata Digiovani, Mário Fioravante de Oliveira Colnago, Luciana Calvo, Luciana de Souza Romero Nogueira e Bruna Corral Garcia Valsoni. A professora Rosangela também representou a Proext, juntamente com o assessor Darci Galbiati. Outros atendimentos foram prestados pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e pelo Instituto Embelleze, além da divulgação sobre doação de medula óssea pelo grupo Madu Medula.
O aposentado Antônio Vicente de Almeida, que no próximo dia 18 de outubro irá completar 78 anos, foi um dos atendidos pela caravana. “Eu soube pelo rádio e vim ver como anda minha saúde, junto com a minha companheira Geci Maria da Silva”, disse o homem que foi trabalhador da roça e depois vigia noturno no município de Regente Feijó (SP), que se mudou há quatro anos para Prudente. Mora no Jardim Monte Alto e utiliza os serviços municipais de saúde no Pronto Atendimento 24 horas, no conjunto habitacional Ana Jacinta e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Villa Real.
Junto à equipe da Farmácia, Almeida passou pela aferição de pressão arterial. Estava 10 por 6. “Um pouco baixa”, ele mesmo ressaltou e foi aconselhado a manter as rotinas de exames nas unidades de saúde. Fez também o teste de glicemia e o resultado foi 115. As equipes da Unoeste ainda prestaram os seguintes serviços: preventivos de câncer, reeducação postural, higienização de pele, reeducação postural, orientação alimentar e higiene bucal, entre outros.
Psicologia – Também no sábado pela manhã, uma equipe do curso de Psicologia – acompanhada pela professora Zilda Rodrigues – levou orientações para motoristas no Parque do Povo. Foi durante ação na Campanha Nacional do Trânsito, realizada em Presidente Prudente pela Secretaria Municipal de Assuntos Viários (Semav), com a parceria da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste e ainda o envolvimento do Núcleo de Educação a Distância (Nead) com a oferta da Cartilha Interativa para Condutores