Postado por: UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - UNIDADE ERECHIM - URI
Postado em: 07/07/2015
Fonte: HTTP://WWW.URICER.EDU.BR/SITE/INFORMACAO.PHP?PAG_INVOKED=NOTICIAS_PRINCIPAL&ID=5444
Acadêmicos do Curso de Educação Física (turmas 2012 e 2013) - Licenciatura e Bacharelado - puderam vivenciar mais uma atividade acadêmica com os integrantes da ADAU (Associação dos Deficientes Físicos Alto Uruguai). O objetivo foi integrar as ações que envolvem as atividades de inclusão desenvolvidas nas Disciplinas de Atividade Física e Saúde I, Metodologia do Ensino de Basquetebol III-A, Educação Física Inclusiva I e Atividade Física em Academia, ministradas, respectivamente, pelas professoras Alessandra da Veiga, Elisabete Gallina e Mari Sbardelotto.
Os acadêmicos assistiram a um jogo treino e puderam jogar com os cadeirantes para sentirem as dificuldades de locomoção e do próprio jogo de basquete. Também foi realizada uma roda de conversa entre os acadêmicos, professores e cadeirantes para relatar sobre os desafios e a importância da prática deste esporte na vida deles.
Soler (2005) aborda a questão da Educação Física inclusiva como uma construção de um novo modelo, afirmando ser um caminho longo e cheio de desafios, que só serão vencidos se jogarmos todos num grande e único time. E pensando nesta proposta o Curso de Educação Física procura, além de estimular estudos sobre as características das deficiências, trabalhar diferentes tipos de atividades adaptadas.