Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE

Postado em: 20/09/2012

Fonte: SITE DA UNOESTE


Guris são orientados sobre doença sexualmente transmissível

Encontro com o coordenador municipal do programa DST/Aids provoca curiosidade e gera dezenas de perguntas

 
  • Foto: João Paulo Barbosa
    Palestra do doutor Portelinha, no campus II da Unoeste
  • Foto: João Paulo Barbosa
    Palestrante com equipes da Proext e do Projeto Guri
 
 



O Guri na Universidade possibilita aos alunos do Projeto Guri atividades complementares, incluídas nos eixos transversais desse programa governamental de transformação sócio-educativo-cultural. Na tarde desta quinta-feira (19) a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) possibilitou que 62 meninos e meninas, entre 9 e 16 anos de idade, recebessem orientações preventivas sobre doenças sexualmente transmissíveis, com foco na Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, a Aids.

Os guris ouviram o médico especialista em infectologia Alexandre Martins Portelinha, coordenador municipal do Programa DST/Aids. Ao final, ao palestrante foram dirigidas dezenas de perguntas, boa parte delas sobre os meios de transmissão da doença. Um encontro avaliado como proveitoso, pelo interesse das crianças e adolescentes inseridos no projeto Guri na Universidade e que, a partir das informações, funcionam como agentes multiplicadores em suas casas, nas suas escolas e em seus bairros.

O encontro foi aberto e encerrado pela pró-reitora Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima, acompanhada pelo coordenador de Ações Extensivas de Saúde da Proext, Décio Gomes de Oliveira, pela coordenadora de Ações Culturais, Esportivas e Sociais, Afife Salim Sarquis Fazzano e pelo assessor de Integração Comunitária, Darci Galbiati. Para a pró-reitora, diante da atual conjuntura social, em que tudo parece permitido e muito fácil, informações são essenciais para prevenir males como a Aids.

A supervisora regional na área de desenvolvimento social do Projeto Guri, Caroline Ascêncio de Almeida, disse que a parceria com a Unoeste facilita o trabalho transversal com as crianças e adolescentes. No polo de Prudente são 480 alunos e juntando mais 38 polos em 36 municípios são 7 mil, sendo que em Irapuru (SP) funcionam três polos, um municipal e dois na Fundação Casa.

A coordenadora do Guri em Prudente, Fernanda Sanches, enalteceu o fato da Unoeste contribuir com o desenvolvimento humano das crianças e adolescentes que recebem ensino musical gratuito e a exigência é de que estejam inseridos na rede regular de ensino. A palestra ocorreu no auditório do Núcleo de Educação a Distância (Nead) e após o encerramento foi servido lanche para todos, numa sala ao lado, no campus II. O evento fez parte das ações do Mês da Responsabilidade Social da Unoeste.