Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE

Postado em: 21/09/2015

Fonte: SITE UNOESTE


21/9/2015

Visitantes mergulharam no ambiente universitário em 5 dias

Feira de Profissões da Unoeste reuniu aproximadamente 7 mil pessoas e possibilitou contato direto com diferentes carreiras

 

  • Foto: Ector Gervasoni
    Jovens aproveitaram as atividades promovidas e registraram os momentos vividos no evento
  • Foto: Ector Gervasoni
    Estandes possibilitaram contato com a futura profissão, como no curso de Música
  • Foto: Ector Gervasoni
    Oficina de Técnicas de Confeitar: Montagem, Cobertura e Decoração de Cupcakes foi uma das mais requisitadas
 


Adesivos no peito, pulseiras verdes, sacolinhas nas mãos, olhares curiosos, cartazes nas paredes, banners pendurados, panfletos sobre as mesas, livros, som, instrumentos musicais, computadores, estandes, cadeiras, telões, celulares, crachás, coletes e faixa de identificação com nomes dos cursos de licenciatura, bacharelado e tecnologia. Sem contar o cheirinho inconfundível de pipoca no ar. É isso mesmo, pipoca! Ela fez parte do lanche feito pelos alunos do curso de Gastronomia, acompanhada de suco de uva e laranja. Um vai e vem de pessoas circulando por todo lado, nos 1.437,39 m² do maior salão da Unoeste, o Limoeiro, localizado no campus II.

Assim, passaram pela Feira de Profissões, durante toda semana, visitantes das escolas públicas e particulares de Presidente Prudente e região. Foram registradas ainda a participação de escolas do Paraná e Mato Grosso do Sul e de pessoas da comunidade em geral, que tiveram, no último sábado (19), espaço aberto para conhecer um pouco mais sobre as diferentes profissões. O evento começou no dia 15 de setembro e teve duração de 5 dias, sendo uma realização da maior universidade do oeste paulista, com parceria da Energisa e da Associação Comercial de Presidente Prudente (Acipp).

Uma estrutura que contou com 25 estandes e oficinas em todas as áreas do conhecimento, permitindo um contato próximo com ambientes como salas de aula e laboratórios, além de um bate-papo com universitários, professores e funcionários, que esclareceram as principais dúvidas dos participantes. Para o coordenador do curso de Engenharia Civil, Amaro dos Santos, “o laboratório da universidade é considerado um dos melhores do Estado de São Paulo”, sendo que as oficinas na área apresentaram um pouco do que é visto em algumas disciplinas.

A Feira de Profissões teve justamente o objetivo de aproximar os estudantes, do 8º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, do ambiente universitário, auxiliando no processo da escolha profissional. Para o jovem Frank Gonçalves, 17, a proposta do evento é interessante. Ele está próximo de fazer essa escolha e acredita que é uma forma de “aprofundamento de conhecimento sobre a área que almeja bem como uma forma de ampliar os horizontes”.

Apesar do maior público da feira ser formado por jovens como o Frank, se engana quem pensa que alguém com mais de 30 anos já não tenha interesse em iniciar os planos na carreira desejada. Para quem teve que por várias vezes deixar os estudos de lado por conta do trabalho, o evento também foi importante, já que o sonho de cursar uma universidade e seguir numa área profissional é algo que “nunca se apaga”. Como é o caso do frentista Sérgio Luiz Elias, 37, que pretende ingressar no curso de Música e, como primeiro passo, já compõe suas próprias canções.

Com as mais variadas histórias, esses dias foram de intensas atividades e diferentes sonhos começando a ganhar novos formatos. A estimativa é que tenham passado pelo evento aproximadamente 7 mil pessoas.
 


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Com colaboração dos alunos Carlos Volpi, Carolina Lara, Leidineia Satiro e Diviane Alves, do 6º termo B de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste