Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ - CBM
Postado em: 13/03/2015
Fonte: HTTP://WWW.BARAODEMAUA.BR/NOTICIAS/DETALHAR/BARAO-DE-MAUA-PARTICIPA-DE-CAMPANHA-NACIONAL-PARA-RINS-SAUDAVEIS
No dia 12 de março, Dia Mundial do Rim, o curso de Enfermagem do Centro Universitário Barão de Mauá, sob a supervisão da Prof.ª Dr.ª Viviane Ferreira, participou da “Campanha Nacional para Rins Saudáveis”, realizada pela Sociedade Brasileira de Neufrologia. A atividade foi desenvolvida pelos alunos do 2º ao 5º ano e aconteceu no pátio da Unidade Central.
“O objetivo da campanha é orientar e alertar sobre os riscos de uma doença renal crônica (DRC). Por isso, os alunos foram preparados para desenvolver a atividade e informar corretamente o público participante”, comentou a professora Viviane.
Na data, os estudantes mediram a pressão e aplicaram um questionário em alunos, professores e funcionários, além de esclarecerem dúvidas sobre o assunto. “Capacitados para responder a possíveis dúvidas do público, os alunos aplicaram algumas perguntas que detectavam o risco de ter uma doença renal crônica e a partir das respostas, eles orientaram e informaram sobre a doença ”, ressaltou.
Durante o evento, foram aplicadas as perguntas: “Você tem pressão alta?”, “Você sofre de diabetes mellitus?”, “Há pessoas com DRC na sua família?”, “Você está acima do peso ideal?”, “Você fuma?”, “Você tem mais que 50 anos?”, “Você tem problema no coração ou nos vasos das pernas (doenças cardiovascular)?”, foi feita a medição da pressão arterial e por fim, foi realizado a orientação para reduzir o risco de desenvolver uma DRC e/ou evitar que a doença se agrave. “Um evento como este é muito importante para levar conhecimento ao público. Muitas pessoas nem sabem que pressão alta e diabetes são as causas mais comuns de DRC em adultos”, afirmou a aluna Isadora Moreira Santana, do 4º ano.
Hábitos saudáveis, controle do peso, pratica de atividades físicas regularmente, controle de pressão arterial, ingestão de água, não fumar, não tomar medicamentos sem orientação médica, controlar a glicemia, caso seja diabético ou tenha algum histórico na família e realizar acompanhamento médico, caso tenha respondido sim a qualquer uma das perguntas, foram as orientações dada ao público participante.
A Doença Renal Crônica é silenciosa e afeta consideravelmente a qualidade de vida das pessoas. “Creatinina sérica e pesquisa de proteína na urina devem fazer parte dos exames médicos anuais de rotina para diagnóstico precoce da DRC”, revelou a professora.
Segundo a estudante Géssica Antunes Barbosa, do 4º ano, doenças renais são comuns e afetam pessoas de todas as idades. “Muitas pessoas desconhecem a doença e são perguntas simples e alguns cuidados básicos que ajudar a prevenir”, comentou.
Kelly Cristina, estudante do curso de Letras da Barão de Mauá, contou que antes de ter tido um cálculo renal, não se preocupava em ter uma alimentação saudável e tomar muita água. “Foi só depois de vivenciar o problema que mudei meus hábitos e passei a me preocupar mais com o meu rim”.
A campanha foi desenvolvida durante o período noturno e os alunos voluntários receberam certificado pela ação.