Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 17/09/2012
Fonte: SITE DA UNOESTE
Atendimento inédito junto a pessoas em tratamento psiquiátrico é feito no Mês da Responsabilidade Social
Pela primeira vez pacientes do Hospital Allan Kardec de Presidente Prudente recebem sessão de cuidados estéticos. Fato ocorrido na tarde desta segunda-feira (17), proporcionado em mais uma ação da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), como parte da ampla programação do Mês de Responsabilidade Social da Unoeste.
O serviço de hoje foi ofertado para atendidos pelo Hospital Dia (HD) que passam por tratamento psiquiátrico e retornam às suas casas no final do dia. A próxima ação será em outubro, para atendidos pelo Hospital Especializado (HE), que são internos por períodos variáveis de três a quatro meses. É o que anuncia a terapeuta ocupacional Patrícia Xavier Mente.
“Essa é a primeira vez que recebemos esse serviço”, contou Patrícia que agradeceu a Unoeste pela oportunidade e disse que espera por outros serviços nas áreas de música e de artes. Entendimentos são mantidos com a Proext que na ação de hoje esteve representada pelos assessores Darci Galbiati e Rosângela Cristóvão Ferreira.
O programa Hospital Dia atende 40 pacientes, de ambos os sexos. As mulheres preferiram limpeza de pele e massagem facial, enquanto os homens elegeram como preferência as cadeiras de massagem. Os serviços foram prestados por seis alunas do curso de Estética e Cosmética, acompanhadas da professora Bruna Corral Garcia Valsoni.
Olhos – O projeto Saúde Visual do Escolar teve sequência nesta segunda-feira, também com a parceria da Unoeste, cadastrado junto a Proext pelo Lions Clube Cinquentenário e Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa. Pela manhã, grupos de alunos das escolas estaduais Marrey Júnior e Fernando Costa passaram por exames clínicos no Banco de Olhos, na Santa Casa de Misericórdia. Uma menina de 11 anos fará exame de mapeamento de retina, por recomendação da oftalmologista Flávia Malacrida.
Conforme o presidente do Banco de Olhos e membro do Lions Cinquentenário, Irineu Sesti, o exame será feito numa clínica particular, custeado pelo órgão de saúde e o clube de serviço. Comenta que se for um caso de catarata congênita, a menina deverá passar por cirurgia e com isso evitar a cegueira. Já na tarde desta segunda-feira, foram realizados testes de acuidade visual em 79 alunos da Escola Antônio Fioravante de Menezes, na Vila Marina. Oito foram encaminhados para consulta.
Os testes foram feitos por alunos dos cursos de Medicina e de Enfermagem da Unoeste, acompanhados pelas professoras Magda Neves e Márcia Bueno. “É uma escola bem cuidada e apresentou um dos menores índices de alunos da quinta série que precisam de consulta”, disse a assistente social do Banco de Olhos, Fátima Rota, em elogio ao diretor Carlos Alberto Gomes Lima e à coordenadora Eliane Maria Chequer Marra.
Para esta terça-feira (18) está agendado atendimento na Escola Florivaldo Leal, na Vila Tabajara, a partir das 8h. Ações do projeto Saúde Visual do Escolar também fazem parte do Mês da Responsabilidade Social