Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ - CBM
Postado em: 25/05/2015
Fonte: HTTP://WWW.BARAODEMAUA.BR/NOTICIAS/DETALHAR/ALUNOS-DE-MEDICINA-DA-BARAO-PARTICIPARAM-DO-PEDAGIO-AMARELO
Na última quinta-feira (21), os alunos de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá participaram do Pedágio Amarelo, evento realizado pelo Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto e que integra o Maio Amarelo.
Para a vice-presidente local do IFMSA Brasil e também aluna da Barão, Viviane Ribeiro Faria, a ação foi de grande relevância para despertar a consciência do estudante de Medicina em relação ao bem estar e a promoção da saúde da população. “O Pedágio Amarelo mobilizou os alunos para informar os motoristas em relação aos riscos de traumas automobilísticos e também sobre a importância de uma direção segura”, comentou.
Os alunos levaram faixas e entregaram panfletos, enquanto os motoristas aguardavam a abertura dos semáforos. O evento ocorreu nas avenidas: Treze de Maio e Independência.
O coordenador do curso de Medicina da Barão, Dr. José Ivan de Andrade esteve presente no Pedágio e falou sobre a importância da inciativa. “Tem-se mostrado ao longo do tempo que as medidas de prevenção são as mais eficientes para reduzir as estatísticas de morte no trânsito, entre elas, está à conscientização das pessoas”, afirmou.
O mês de maio foi escolhido para alertar sobre os acidentes de trânsito, porque em 2010 foi definida uma resolução, que de 2011 a 2020 seria a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O amarelo simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. Desta forma a cor se tornou a marca da campanha.
Segundo o subtenente Zago do Corpo de Bombeiros, o intuito da atividade foi diminuir o número de acidentes de trânsito e lesões adquiridas pelos usuários de vias públicas. “O jovem de hoje será o adulto de amanhã e trazendo essa conscientização, contagiamos um e esse contagiará mais dez. Agradeço o apoio da Barão de Mauá no Pedágio Amarelo”, finalizou.