Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE

Postado em: 12/09/2012

Fonte: SITE DA UNOESTE


Prevenção à saúde do trabalhador conta com ajuda da Unoeste

Contribuição é prestada na mega semana de precaução e promoção de qualidade de vida na construção civil

 
  • Foto: João Paulo Barbosa
    Teste de glicemia foi um dos serviços ofertados
  • Foto: João Paulo Barbosa
    Equipe da Unoeste na Mesgasipat do SindusCon-SP
 


Dados do Ministério da Saúde revelam que no Brasil foram mais de 40 mil vítimas de acidentes de trabalho e 1.143 mortes de janeiro a outubro do ano passado, envolvendo trabalhadores de diversos setores, sendo boa parte da construção civil. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que dos acidentes fatais no mundo, 17% ocorrem nas construções. Em Presidente Prudente, onde existem cerca de 5 mil trabalhadores nesse segmento, são constantes as ações de precaução e promoção da qualidade de vida.

Nesta quarta-feira (12) ocorreu a Megasipat 2012, com o envolvimento de 100 trabalhadores que são estimulados a agirem nos canteiros de obras de 18 construtoras como multiplicadores das medidas preventivas de saúde e de acidentes. A realização liderada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (SindusCon-SP), com o envolvimento de parceiros, contou com a ajuda da Unoeste. A Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) promoveu testes de glicemia e acuidade visual e aferição de pressão arterial, através do curso de Enfermagem.

Os serviços foram prestados entre 7h e 8h30 por alunos que estiveram acompanhados pela professora Márcia Bueno, juntamente com uma equipe do Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci). A gerente de comunicação Fátima Cardoso disse, no pronunciamento público de abertura do evento, que sem a contribuição da Unoeste não teria sido possível os cerca de 300 atendimentos, sendo que cada trabalhador passou pelas três salas, nas dependências do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT) Belmiro Jesus, no Sesi do Parque Furquim.

Pelo 13º ano consecutivo o servente de pedreiro Antônio Carlos Ferreira, 55 anos, participou da Megasipat e aprovou os serviços ofertados. Para ele a prevenção tem contribuído na manutenção da saúde e na prevenção de acidente, de tal forma que nunca perdeu um dia de trabalho em 12 anos na construtora Guimarães Carvalho. Morador do Jardim Santa Mônica, na zona leste de Presidente Prudente, Ferreira é natural de Presidente Bernardes e trabalhou na roça boa parte de sua vida. “São serviços pesados e a saúde é tudo”, disse.

“Nunca perdi um dia de trabalho. Não tenho registro de acidente. Sei que um descuido pode até ser fatal. Tenho isso comigo. Cuido de mim e oriento meus companheiros, inclusive agora na construção de uma creche no Residencial Funada. Todo ano faço exames com o médico da empresa e aqui no Sesi, hoje com o pessoal da universidade”, contou Ferreira que constatou estar bem de saúde ao fazer os testes e a aferição ofertados pela Proext como parte da várias ações do Mês da Responsabilidade Social na Unoeste.

Com várias atividades das 7h às 15h30, a abertura da Megasipat ocorreu às 8h30 e os parceiros, incluindo a Unoeste, receberam os agradecimentos do diretor regional do SindusCon-SP, Luís Gustavo Ribeiro, do diretor do Sesi, Laércio Doglas Rodrigo, do diretor da Escola Santo Paschoal Crepaldi ´Sesi`, Sebastião Roberto de Andrade, e do diretor regional da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp) Wadir Olivetti Júnior. A Proext esteve representada por Darci Galbiati e Rosângela Cristóvão Ferreira