A Faculdade Paulo Picanço (FACPP) é mantida pelo Centro de Ortodontia Paulo Picanço (COPP), uma sociedade simples limitada, pessoa jurídica de direito privado, de caráter educacional, que presta serviços de Ensino Superior de Graduação e Pós-Graduação.
O COPP, foi fundado em 1997, a partir da iniciativa de seus sócios, na busca pela construção de um Núcleo de Educação baseado em qualidade e diferenciais de mercado aos profissionais da área de Odontologia .
Pensado a partir do projeto de um sonho de desenvolvimento profissional, com impacto e diferencial na área de odontologia (área de formação de seus idealizadores) trazendo para a Região Nordeste, especificamente na cidade de Fortaleza, cursos de aperfeiçoamento na tentativa de atender as demandas de qualificação profissional de sua região de abrangência e localidades circunvizinhas.
Com o reconhecimento das necessidades locais de aperfeiçoamento dos profissionais cirurgiões dentistas, fato que provocou em seus sócios a vontade e compromisso de desenvolvimento profissional de alto impacto com renome cientifico à população local.
Para a concretização desse sonho de um lado o Professor Paulo Picanço com graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), Especialista em Ortodontia pela ABO-CE (1998), Pós-Graduado no Centro Europeu de Ortodontia - Espanha Madri (1998), Pós-Graduado em Ortodontia na MEAW Foundation - Boston -USA (2000), Pós-Graduado em Ortodontia na Charles Tweed Foundation - Tucson - Arizona - USA (2000), Mestre em Ortodontia pela Uningá (2009) e Doutor em Ortodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic (2013-2015).
No entanto, a história só se faz possível com a união da Professora Gracemia Vasconcelos Picanço também graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1998), Especialista em Ortodontia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA).
A busca por cursos de pós-graduação (especialização, aperfeiçoamento, mestrado) tem sido constante por parte dos cirurgiões-dentistas que querem se atualizar e descobrir as novas técnicas na odontologia, como a utilização de implantes, por exemplo, e querem, também, se inserir ou continuar no mercado de trabalho, que está a cada dia mais perverso para os profissionais menos habilitados/capacitados.
O projeto da Faculdade Paulo Picanço surgiu através do Centro de Ortodontia Paulo Picanço uma administração gerencial com o objetivo de oferta de cursos de alto nível de excelência, sendo líder em educação continuada de aperfeiçoamento em Ortodontia. Além da oferta dos cursos a Instituição como parte de sua responsabilidade social promoveu através do Centro o atendimento odontológico para pessoas carentes com preços acessíveis.
A partir de 2003, pensando no desenvolvimento de sua região de inserção o Centro passou a oferecer educação profissional técnica de nível médio para apoio ao trabalho do cirurgião-dentista, credenciada pelo Conselho de Educação do Ceará, e autorizada a oferecer cursos de formação para técnicos em Higiene Dental e Auxiliares de Consultório Dental. Logo em seguida no ano de 2005, o Centro de Ortodontia Paulo Picanço formou sua primeira turma do Curso Técnico em Saúde Bucal de acordo com o parecer de Nº 1153/2004 do Conselho de Educação do Ceará, sendo prorrogado pelo parecer de Nº 0083/2009. Desde então já formou mais três turmas de Técnicos em Saúde Bucal.
Em 2005, já com seu prédio próprio com espaço moderno e equipado com 20 cadeiras, o Centro celebrou convênio com a Universidade Estadual do Vale do Acaraú para a oferta de curso de Pós-graduação Lato sensu em Ortodontia, com uma turma de 24 (vinte e quatro) alunos, e em 2006 o início a segunda turma com 30 (trinta) alunos.
Posteriormente no ano de 2009 de acordo com o parecer de Nº 44/2009 do Conselho Nacional de Educação, o Centro Avançado de Ortodontia Paulo Picanço recebe seu Credenciamento Especial pelo Ministério da Educação, podendo, assim, ministrar cursos de Pós-graduação Lato Sensu na área de Ortodontia. O credenciamento se deu até fevereiro de 2011. A partir desse decreto o Centro de Ortodontia Paulo Picanço já formou seis turmas de Especialização em Ortodontia.
Em 2010, a instituição preocupada com as condições de seus alunos, criou as casas de apoio estudantil para os alunos de pós-graduação de outras localidades, principalmente do interior do estado. Favorecendo ainda mais seus estudantes.
No ano de 2011, o Centro criou uma extensão ao curso de especialização em Ortodontia, um projeto com oferta de bolsas progressivas para os estudantes, com o desenvolvimento de atividades de ensino com aulas teóricas avançadas, pesquisa e atividades clínicas em tempo integral.
A partir do interesse na formação dos estudantes o Centro de Ortodontia Paulo Picanço, por meio de seu sócio-diretor clínico Paulo Picanço, junto a Editora Internacional Dental Press, lançou, pioneiramente, o primeiro livro sobre extração seriado digital (e-Book). O livro foi lançado no ano de 2012 com o título “Serial Extractions in Orthodontics” exclusivamente para tabletes e foi lançado no Congresso Internacional de Odontologia do Ceará como livro titulado: Extração Seriada na Ortodontia em formato impresso.
Também em setembro deste mesmo ano, firmado o programa Pós-graduação Sem Fronteiras, uma espécie de intercâmbio através de Convênio com a Tweed Foundation, o Centro Avançado de Ortodontia Paulo Picanço ofereceu aos seus estudantes de pós-graduação, a oportunidades de realizar cursos com descontos e ter vagas garantidas na Tweed Foundation, instituição que oferece curso com alto conceito, e técnica conceituada e utilizada mundialmente.
No ano de 2012 começam os primeiros passos da criação da Faculdade Paulo Picanço, que surgiu da proposta de criação de um Mestrado Interinstitucional (MINTER) em convênio com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde seria a concretização da outra parte do sonho de seus fundadores, porém para que o projeto pudesse seguir seu fluxo o COPP deveria ser credenciado como Instituição de Ensino Superior, e não sendo possível protocolar a proposta do Mestrado, em 2013 começa a estruturação do projeto da Faculdade, que seguiu em 2014 com o protocolo de pedido ao Ministério da Educação, em 2015 acontece a visita in loco e em abril de 2016 a publicação da Portaria de Credenciamento.
A FACPP, sediada em Fortaleza, no Estado do Ceará, na região Nordeste do Brasil, iniciou suas atividades em 2016 conforme Portaria de Credenciamento de número 182 de 05/04/2016 publicada no DOU de 06/04/2016, juntamente com este credenciamento, foi autorizado pelo Ministério da Educação o funcionamento do primeiro curso superior, Odontologia, cujas aulas foram iniciadas em 2016 e desde então, tem se tornado um marco educacional na região em que atua originalmente pela oferta exclusiva do curso de bacharelado em Odontologia.
Além do curso de graduação em bacharelado em Odontologia, a instituição oferece pós-graduação lato sensu em Ortodontia.
A Faculdade Paulo Picanço é a realização de um compromisso amplo com a sociedade cearense: o de atuar com a devida competência e devolver a essa mesma sociedade uma renovação permanente da aprendizagem, desenvolvendo projetos pedagógicos e institucionais voltados para os interesses e necessidades da comunidade local e regional.
A instituição conta com um corpo docente altamente qualificado para formar Cirurgiões-Dentistas capacitados e alinhados com as mais novas técnicas e tecnologias do mercado.
Com métodos de ensino-aprendizagem inovadores e eficazes, o curso de graduação enfoca para habilidades de liderança, comunicação, humanização e socialização, a fim de constituir um profissional completo. O aluno sairá habilitado para atuar no mercado de trabalho e lidar com diferentes adversidades. Terá conhecimento não só de Odontologia, mas de economia, empreendedorismo e sustentabilidade.
Entendendo que sua vocação é a área de saúde, desde o ano de 2017 vem estruturando seu projeto de mestrado profissional em Odontologia.
Desde o início de suas atividades na região norte da cidade, no limite sul da Aldeota bairro nobre, por ser o ponto mais alto da cidade, é o endereço onde estão instaladas as grandes empresas de comunicação da cidade, hospitais, supermercados, restaurantes, cafés, empresas imobiliárias, escritórios diversos, clínicas médicas e odontológicas, entre outros, a Faculdade mantém parcerias com empresas e órgão de saúde, para desenvolver parte das atividades previstas no projeto pedagógico de seu curso.
A Instituição conta, também, com o compromisso regional na contribuição da
formação de profissionais competentes, bem como no estímulo à criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, para atuar em diversos contextos, participando do desenvolvimento da sociedade, contribuindo de forma técnica e ética.