1. PERFIL INSTITUCIONAL.
1.1. Histórico e desenvolvimento da instituição de ensino.
O Grupo de Empresas MRH foi fundado em 1986, em Fortaleza, Ceará, com a finalidade de desenvolver atividades profissionais concentradas em três grandes focos de negócios, quais sejam:
1. a prestação de serviços empresariais na área da administração de recursos humanos;
2. a educação profissional direcionada para a formação e o aperfeiçoamento de pessoas, a tomar como parâmetro um elevado padrão de qualidade;
3. a gestão de documentos como função de apoio às organizações.
Ao longo desses 27 anos de intensa atuação, a MRH expandiu suas atividades do ponto de vista técnico e geográfico e, hoje, além do Ceará, marca presença nos Estados do Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba, com uma carteira que conta com mais de 3.000 empresas clientes.
O Grupo de Empresas MRH é constituído pelas seguintes organizações:
Em 26 de outubro de 2007, foi criada a Faculdades de Ciências e Tecnologia do Nordeste Ltda. – FACINE – entidade mantenedora da instituição, com o objetivo de desenvolver ações educacionais que contemplem o ensino, a pesquisa e a extensão. Trata-se da mais nova empresa a integrar a estrutura organizacional do Grupo de Empresas MRH, que conta, em conjunto, com um quadro de pessoal composto por 900 colaboradores, dentre empregados, estagiários e menores aprendizes.
1.2. Principais serviços empresariais prestados.
As empresas do Grupo MRH prestam os seguintes serviços à sociedade e ao mercado da região Nordeste:
1.2.1 Seleção de pessoal.
Uma das primeiras atividades levadas a efeito pela MRH foi a seleção de pessoal para pequenas, médias e grandes empresas. Na atualidade, são atendidas mais de 500 organizações as quais, mediante a assinatura de contratos, terceirizam a seleção de profissionais nos níveis operacional, técnico, de média e de alta gerência e de diretoria.
A empresa conta com um quadro profissional possuidor de elevada qualificação, constituído, basicamente, de 10 (dez) Psicólogos Organizacionais que atuam como consultores na captação e na orientação de pessoas para a ocupação de vagas no mercado de trabalho.
Em seus 27 anos de intensas e produtivas atividades, a MRH já procedeu com muito sucesso mais de 15.000 processos seletivos, o que credita à empresa uma consistente experiência e uma elevada qualidade na prestação desse tipo de serviço, a considerar, como filosofia básica de atuação, que o cliente é a fonte principal e contratação, recontratação e indicação para outros clientes.
1.2.2 Outplacement – Recolocacão.
Este é um serviço altamente especializado, direcionado a empresas de grande e médio portes, em geral, e diz respeito ao assessoramento, desligamento e recolocação de executivos.
1.2.3 Assessoramento individual e profissional.
Consiste em orientação profissional para ocupantes de cargos de média e de alta gerência, utilizando entrevistas e avaliação de perfil comportamental, com o uso da metodologia DISC. É um serviço que vem sendo prestado a centenas de executivos da região Nordeste. A metodologia DISC, cuja sigla foi criada tomando como base a primeira letra das palavras Dominância, Influência, Segurança e Confiabilidade permite, como sistema avaliativo, identificar o perfil comportamental do cargo e do profissional ocupante, mediante a aferição de resultados, de promoção de entrevistas e de correção de atitudes.
1.2.4 Coaching.
Trata-se de moderno processo de assessoria e de desenvolvimento gerencial. O serviço é destinado a executivos que desejam um permanente e atualizadoconhecimento na área de liderança e é efetivado tomando como base o estabelecimento de contratos com empresas e com pessoas físicas.
1.2.5 Recrutamento, seleção e treinamento de estagiários.
A MRH é também Agente de Integração Escola/Empresa, na forma da Lei nº 6.494/1977 e do Decreto nº 87.497/1982, e executa o seu trabalho deintercâmbio promovendo o cadastramento, a seleção, a colocação, o treinamento e o acompanhamento de estagiários que estejam em situação de trabalho e dispostos a atuar profissionalmente em empresas públicas e privadas. Para tanto, mantém convênios com as principais instituições de ensino técnico e de ensino superior da região para promover o intercâmbio entre a academia e o mundo do trabalho. Além disso, é conveniada com mais de 200 empresas privadas e públicas do Nordeste que requerem esse tipo de serviço, numa demonstração inequívoca de que a MRH já vem há longo tempo desenvolvendo atividades relacionadas com o ensino médio profissionalizante e com o ensino superior. Dentre as principais instituições de ensino superior conveniadas estão a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), a Faculdade Christus, a Faculdade 7 de setembro (FA7), a Faculdade Integrada do Ceará (FIC), do Grupo Estácio de Sá, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Potiguar (UNP) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Algumas empresas que utilizam esse tipo de serviço são a Aço Cearense Comercial, a Geradora Aluguel de Máquinas S.A, a CEQIP Importação e Comércio Ltda., a Elizabeth Porcelanato, a FreseniusKabi Brasil Ltda., o Hapvida Assistência Médica, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará (SINDIÔNIBUS), a Associação Peter Pan, a Belmetal Indústria e Comércio Ltda., a Ceará Diesel S.A, a CEPIMAR, a Federação dos Transportes, a Kawasaki Advogados Associados, o North shopping, a Santos Energia Participações S.A e a Três Corações Alimentos S.A.
A MRH oferece aos candidatos, antes de seu ingresso na empresa, um curso gratuito de inclusão digital para fins de maior e mais facilitada absorção pelo mercado de trabalho, a contribuir, dessa forma, para a elevação do padrão tecnológico dos estagiários.
1.2.6 Educação profissional.
Uma das áreas em que a atuação da MRH é amplamente reconhecida e valorizada é a educação profissional. Trata-se de uma atividade que vem sendo desenvolvida desde 1986, portanto há 27 anos, período em que o grupo acumulou conhecimento, adquiriu experiência, fortaleceu a sua estrutura física e de pessoal e amadureceu profissionalmente para fins de alçar voos mais altos. Trata-se de uma efetiva e permanente contribuição para a região Nordeste, no que diz respeito ao desenvolvimento da cultura e da tecnologia dos Estados nos quais o Grupo MRH mantém atividades.
Os cursos levados a termo são:
1.2.7 Cursos de curta duração e de aperfeiçoamento.
No que diz respeito a eventos livres de curta duração, a MRH vem atuando mediante a oferta de cursos abertos e fechados (in company), de curta duração, e cursos de aperfeiçoamento profissional, dirigidos a empregados de empresas privadas e a funcionários de entidades públicas, bem como a outro tipo de púbico. Além disso, promove várias outras atividades da área de extensão, tais como seminários, congressos, oficinas e palestras. Durante o período de sua existência, já foram formadas cerca de 1.110 turmas, nas mais distintas modalidades de cursos e eventos, num total de mais de 30.000 participantes. Trata-se de uma consistente e valiosa contribuição para a qualificação de mão de obra no mercado de trabalho da região, abrangida pelos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba, a fortalecer a economia e a expandir os postos de trabalhos.
Conforme se verifica, a experiência do Grupo de Empresas MRH, em relação à formação de recursos humanos, já vem de longa data e a proposta de criação da Faculdade de Ciência e Tecnologia do Nordeste (FACINE) é a decorrência natural de uma trajetória profissional vitoriosa e plena de realizações.
1.2.8 Cursos de pós-graduação (MBA) da FGV.
Em 1989, há 24 anos, portanto, a MRH foi selecionada pela Fundação Getúlio Vargas para celebrar convênio, na condição de sua representante oficial, para dar suporte à realização de cursos de pós-graduação lato sensu nos Estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Hoje, nos Estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba funcionam 54 turmas de cursos de pós-graduação da FGV, sob a coordenação administrativa e logística da MRH, perfazendo um total de mais de 2.000 alunos, a participarem dos MBA em Gestão Empresarial, Gestão de Marketing, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Gestão Financeira e Controladoria, dentre outros.
Tem-se como premissa que, após a autorização de funcionamento da FACINE pelo Ministério da Educação, os cursos de extensão e os de pós-graduação lato sensu, ministrados em parceria com a FGV, serão transferidos para a nova instituição de ensino superior, porquanto se julga mais adequada e pertinente essa vinculação tendo em vista a similaridade de atividades educacionais desenvolvidas pelas duas instituições.
1.3 O fundador.
O criador do Grupo MRH é o Professor Luiz de Melo Andrade Filho, bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará, turma de 1968. O Profº Melo Andrade possui uma longa folha de serviços prestados à educação profissional e à área de recursos humanos da região Nordeste, tendo exercido, dentre outros cargos, o de Gerente de Recursos Humanos do Banco de Desenvolvimento do Ceará S.A. (BANDECE), no período de 1978 a 1988. Foi, também, durante 17 anos, de 1976 a 1993, professor titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), ministrando as disciplinas Administração de Recursos Humanos e Estatística Aplicada à Administração. Consultor em Recursos Humanos e professor de cursos destinados à alta gerência de empresas privadas e órgãos públicos, o Profº Melo Andrade é um profissional de consistente conhecimento técnico e sólida formação humanística e amplamente reconhecido no mercado nordestino. É Diretor Geral do Grupo de Empresas MRH desde 1984.
1.4 A mantenedora.
Do ponto de vista organizacional, foram criadas, em 26 de outubro de 2007, a entidade mantenedora, que tomou a denominação oficial de Faculdades de Ciências e Tecnologia do Nordeste Ltda. – EPP, com fins lucrativos, e a instituição mantida, com o título fantasia de Faculdade de Ciências e Tecnologia do Nordeste - FACINE, a primeira registrada na Junta Comercial do Ceará sob o nº 23201169605 e no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) sob o nº 17.093.876/0001-92. Ambas as Instituições funcionam na Rua Professor Jacinto Botelho, nº 1.600, bairro Guararapes, em Fortaleza, Ceará.
1.5 A mantida.
Pelo histórico apresentado, é fácil depreender ser a FACINE a colheita de um fruto amadurecido, proveniente de uma semente plantada há quase 30 anos e que, durante esse longo tempo, vem a praticar uma educação profissional fundamentada na excelência do ensino ministrado e contribui para a formação de profissionais qualificados, visando à ocupação de vagas do mercado de trabalho em empresas públicas e privadas, bem como promove a capacitação de pessoas desejosas de criar e ter sucesso em seu próprio negócio.
Além disso, tendo em vista um passado de intensa atuação em prol do desenvolvimento socioeconômico da região Nordeste, em especial do Estado do Ceará, a FACINE constitui uma fonte de formação de profissionais de consistente qualificação profissional, que contribuem, de forma efetiva, para a elevação do padrão tecnológico e cultural das empresas privadas e das entidades públicas em sua área de abrangência.