A Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas faz parte do grupo Kroton Educacional, empresa
privada do ramo da Educação, com uma trajetória de mais de 50 anos, por meio da marca
Pitágoras, na prestação de serviços educacionais, com várias unidades de ensino distribuídas
pelos estados brasileiros. Dentre as Instituições de ensino superior que agregam o grupo,
estão a ANHANGUERA, FAMA, PITÁGORAS, UNIC, UNIME, UNOPAR e UNIDERP.
FACULDADE PITÁGORAS DE TEIXEIRA DE FREITAS
•Endereço: Avenida Juscelino Kubitschek, 3000 - Br 101 - Km 879,4, Bela Vista CEP: 45.996-
220 - Teixeira de Freitas – BA
Tel.: (73) 3011-8300
Homepage: www.faculdadepitagoras.com.br
Portaria Ministerial de Credenciamento: 434 de 15 de fevereiro de 2002. Portaria Ministerial Mudança de Mantida: 1.563, de 22 de outubro de 2009. Portaria Mudança de Mantença: 935, de 22 de julho de 2010.
A trajetória da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas se inicia em 2002, com a Sociedade Educacional de Teixeira de Freitas Ltda., que tinha como mantida, até 23 de agosto de 2008, a Faculdade de Teixeira de Freitas (Factef), uma instituição de Ensino Superior que na época ofertava 9 cursos de graduação sendo eles: Administração, Ciência da Computação, Direito, Educação Física (licenciatura e bacharelado), Enfermagem, Engenharia Florestal, Farmácia, Geografia (licenciatura) e Pedagogia (licenciatura). No primeiro semestre de 2008, os mantenedores da Sociedade Educacional de Teixeira de Freitas Ltda. resolveram vendê-la e, entre as interessadas, escolheram a Editora e Distribuidora Educacional S/A. A aquisição concretizou-se em agosto de 2009, preservando os valores filosóficos e pedagógicos até meados de outubro de 2009, quando passou a denominar-se Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas, por meio da Portaria n.º 1.563, de 22 de outubro de 2009, publicada no Diário Oficial da União, datado de 12 de novembro de 2009. Em 22 de julho de 2010, foi publicada a Portaria MEC nº 935, oficializando a mantenedora. Atenta às necessidades regionais de formação de profissionais para o mercado de trabalho, em 2010, coloca à disposição da sociedade os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Em março de 2011, iniciam-se as atividades do curso de Engenharia Civil. Continuando sua trajetória de formação, o curso de Psicologia tem início em junho de 2012. Em 2013, foi autorizado o curso de Tecnologia em Logística e Fisioterapia, em agosto de 2014, recebeu a visita da Comissão Avaliadora do INEP para a autorização do curso de Arquitetura e Urbanismo. Em 2015, foram autorizados 7 cursos, em 2016 mais um, o curso de Odontologia com o conceito final 4. Uma IES, ao se instalar num município, compromete-se com o desenvolvimento dele, bem como assume responsabilidade sobre a realização dos projetos de vida dos discentes e colaboradores que nela ingressam. Com este pensamento, a Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas visa seu constante aprimoramento, para contribuir com o desenvolvimento regional começando por sua localidade. Na competência atual, a IES apresenta um quadro de 69 professores, 85 técnico-administrativos e 23 terceirizados para atender aos 1.900 alunos que estão matriculados nos 19 cursos de graduação em funcionamento, 6 cursos de pós- graduação e demais cursos extensão e projetos. Após esta contextualização, informa-se que a avaliação institucional se consolida a partir da participação efetiva de todos os segmentos que compõem a instituição, ou seja, os coordenadores, docentes, técnico-administrativos e discentes. Deste modo se estabelece uma cultura de avaliação, direcionada para a melhoria da qualidade dos cursos e da própria instituição. Apresentam-se quatro pontos relevantes sobre as diretrizes do PDI em relação ao Planejamento e a Avaliação Institucional, de modo a refletir as ações da IES:
• Avaliação como prática de permanente reflexão autocrítica, estimulando o debate interno.
• Integrar Avaliação externa e interna; repensar os projetos pedagógicos, fortalecer a disseminação dos resultados.
• Necessidade da avaliação por todos os segmentos envolvidos.
• Fortalecer a disseminação de resultados e as relações com os processos decisórios.
Desse modo, a autoavaliação institucional constitui instrumento valioso para o acompanhamento da execução das ações e metas definidas no PDI em busca do cumprimento do seu manifesto e de seus objetivos. Para tanto, quatro princípios são básicos no sucesso da autoavaliação: a participação efetiva da comunidade acadêmica; a consciência pedagógica; o envolvimento dos gestores; a garantia científica dos resultados apresentados. Com essa visão, utilizam seus resultados como ferramenta de gestão e de melhoria da qualidade do ensino, dos serviços prestados e da própria instituição com os objetivos de: i) identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria da instituição e dos cursos; ii) apoiar as tomadas de decisão dos gestores da instituição e dos cursos; iii) promover melhorias e inovações por meio do uso de seus resultados. A Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas vem evoluindo a cada ano, e, as avaliações institucionais têm sido fundamentais para o processo de evolução. Por meio delas são revistas e aprimoradas as políticas de gestão, políticas acadêmicas e a infraestrutura. Todo esse processo avaliativo é documentado e se constitui no Relatório de Autoavaliação Institucional (RAI), cuja elaboração é feita mediante análise cuidadosa de cada insumo de avaliação, agregado ao diálogo constante com dirigentes da IES e audição de diversos atores da comunidade acadêmica. O PDI da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas, demonstrará que a instituição tem zelo por sua autoavaliação, construída com o envolvimento dos participantes. A autoavaliação institucional é disseminada como uma ferramenta de diagnóstico e correção de rumos, acompanhamento e controle dentro de uma abordagem construtiva e dialógica. A Direção da IES é exercida por Mauro Monteiro Araujo responsável não apenas pela direção mas também pela coordenação geral, fiscalização e superintendência das atividades da Faculdade. A IES conta, ainda, com a presença do Coordenador Acadêmico, centrada na figura do Professor Dr. José Gustavo Padrão Tavares o qual é responsável pela organização e coordenação da execução das atividades de ensino da Faculdade, dando suporte aos coordenadores de curso e aos professores na realização de seus planos e atividades, como forma de garantir a máxima qualidade acadêmica no âmbito da graduação. A Faculdade busca conhecer profundamente a comunidade onde está inserida. Apesar de uma diretriz unificada quanto ao modelo acadêmico adotado, toda a problematização abordada após a apresentação dos conceitos gerais, bem como os estudos de caso e a dialogicidade entre professor e aluno partem da demanda e do contexto da realidade local. A IES é credenciada nos cenários econômico, social e educacional que se descrevem a seguir.