HISTÓRICO
Criada em 15 de julho de 1995, a Faculdade de Filosofia São Miguel Arcanjo, hoje FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS, iniciou suas atividades no ano letivo de 1996 com o curso de Licenciatura Plena em Filosofia. Era um sonho do então Bispo Diocesano, Dom Manoel Pestana Filho, que queria, através do ensino, estender à comunidade local os conhecimentos filosóficos base da cultura ocidental cristã.
A mantenedora da Faculdade é a Fundação São Miguel Arcanjo, CPNJ 00.772.442/0001-56, cujo presidente é o Bispo Diocesano Dom João Wilk, que conta com um Conselho Curador, Administrativo e Fiscal.
A partir de 1997 passou a funcionar em um imóvel situado à rua 5, no. 580, Cidade Jardim, de propriedade da Diocese de Anápolis. Em 2008 adquiriu este imóvel onde hoje está sua sede. Conta, também, com um campus, situado
à rua Desembargador Vicente Miguel, no Bairro Jundiaí, para cursos de extensão, seqüenciais e pós-graduação.
A diretoria da Faculdade é indicada pelo Presidente da Fundação com aprovação do Conselho executivo e fiscal. O primeiro diretor da Instituição foi o Padre Sávio Fernandes Bezerra e o vice-diretor o Professor Dr. José Jivaldo Lima. Contou, também, com a colaboração do Mestre Pe. José Henrique do Carmo como vice-diretor Administrativo e do Professor Doutor Marcos Cotrim de Barcellos como Vice-diretor Acadêmico.
A partir de 2007 está exercendo a Direção Geral da Faculdade a Professora Mestre Adriana Rocha Vilela Arantes e , a partir de 2008, a Professora Mestre Maria Inácia Lopes está na Vice-Direção Acadêmica.
O atual Bispo Diocesano, Dom João Wilk, com o seu empreendedorismo, deu continuidade ao projeto do seu antecessor, ampliando as instalações e abrindo novos cursos.
Hoje, a Católica de Anápolis oferece, além do curso de Licenciatura Plena em Filosofia, os cursos de Bacharelado em Administração e Teologia e os cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental e Gestão de Recursos Humanos e Licenciatura em Pedagogia. No nível de pós-graduação oferece cursos em diversas áreas.
Em 2009, 2010 e 2011 foi classificada pelo MEC/IGC como uma das melhores Instituições Privadas de Ensino Superior de Goiás e a primeira de Anápolis.
Cursos de extensão de curta duração e cursos a distância são também outro nicho em que a Católica de Anápolis está atuando.
O Programa de Extraordinário Aproveitamento é bastante procurado e valorizado por aqueles que fizeram cursos livres de Filosofia e Teologia e querem regularizar seu diploma.
A Católica de Anápolis tem promovido semanas interdisciplinares, culturais, congressos de iniciação científica com a participação de conferencistas renomados das mais diversas partes do Brasil e da própria região, tratando de temas cujo conteúdo tem sido sobejamente apreciado por todos os participantes.
Hoje, há egressos da Católica de Anápolis atuando em várias localidades do território nacional onde levam os princípios norteadores da Filosofia Perene, adquiridos durante o seu período de formação. Aprovados em concursos públicos, recebendo títulos de profissional destaque estão entre esses ex-alunos.
É a Católica de Anápolis cumprindo sua missão: Formar profissionais competentes na aplicação dos princípios da Filosofia Perene.
MISSÃO
A missão da Faculdade Católica de Anápolis que direciona toda sua prática educativa é “Proporcionar um ensino de excelência na formação de profissionais competentes na compreensão e aplicação dos princípios da Filosofia Perene”
A Faculdade Católica de Anápolis, baseada no princípio de fidelidade à verdade, ao bem e à beleza tais como têm sido apreciados ao longo da tradição filosófica do Ocidente, possui a missão de estudar, cultivar e difundir a FILOSOFIA PERENE, enquanto disciplina do pensamento compatível com a fé católica e com os valores humanos que sustentam a civilização sobre as bases do Direito natural e das exigências da Caridade.
Sabendo que “a paz é a tranqüilidade da ordem”, e que o progresso dos povos é meio indispensável para estabelecer-se uma ordem cada vez mais justa em todos os aspectos da vida, esta IES está consciente de que a missão de uma escola católica se define, em grande medida, pela fidelidade àquelas disposições espirituais e morais que, sob o título de Paidéia, constituem-se na
fonte recorrente de tudo que é distinto e veraz na história ocidental, tudo quanto é capaz de proporcionar um verdadeiro progresso à humanidade. Tornando sua a vocação liberal à perfeição do homem, a Faculdade Católica de Anápolis se compreende distante seja do extremo pragmático do conceito de desenvolvimento, seja de sua negação romântica, que tem amiúde negado os valores positivos da civilização em nome de utopias e ideologias diversas.
Neste sentido, nossa missão se refere imediatamente a documentos do Magistério da Igreja de capital valor, como as Encíclicas Aeterni Patris, Ex Core Ecclesiae e as Cartas Sapientiae Christiane e Fides et Ratio. Assim se manifestava Leão XIII: “Restaurar os princípios da sabedoria cristã e conformar plenamente com eles a vida, os costumes e as instituições dos povos” é a finalidade de toda instituição católica frente ao naturalismo que domina hodiernamente a educação e a sociedade. A este respeito, cita-se Santo Tomás: “cada um tem obrigação de propalar a todos sua fé, já para instruir e animar os outros fiéis, já para reprimir a audácia dos que o não são” (ST II-II q.2 a.2), o que impõe, nas palavras de Leão XIII, “o cuidado de proteger a verdade e de extirpar o erro dos entendimentos”, uma vez que “nada tanto afoita a audácia dos maus como a pusilanimidade dos bons”. (Loc. Cit.)
Como autêntica comunidade educativa, filiando-se portanto à ilustre ascendência dos corpos intermediários e orgânicos da sociedade, herdeira daquela universitas magistrorum et studiorum, a Faculdade Católica de Anápolis é chamada a elaborar uma síntese viva entre o universal apelo do pensamento e a particular vocação do lugar geopolítico de sua atuação, o Cerrado goiano. Chama a si a responsabilidade de iluminar os pontos de contato entre o destino e caracteres específicos desta fronteira sócio-econômico-cultural e os aspectos humanísticos mais perenes que até nós chegaram pela via principal da tradição ibérica, mobilizando todos os esforços de que dispõe para salvaguardar o patrimônio intelectual e moral da Cristandade ao encarregar-se de projetos educacionais e congêneres.
Tais projetos se definem dentro do grande campo de atividades de transmissão formal de hábitos, saberes e competências, a ser realizada nos moldes clássicos do ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, faz parte de nossa missão fundar e manter todo o tipo de organização – como cursos, bibliotecas, associações, grupos de estudo, periódicos, fóruns etc. – que viabilize os objetivos e metas dela emanados, bem como o agenciamento dos meios competentes para sua melhor realização.
Ademais, estamos conscientes de que nossa missão institucional só se definirá cabalmente se as premissas acima lembradas puderem vincular o compromisso com a verdade, o bem e a beleza, à formação do profissional competente. Não só a formação continuada do corpo docente, mas a do futuro profissional, que deverá ser um competente tomador de decisões e um prudente propugnador de valores e opiniões dentro da sociedade pluralista. À positiva apreciação da dignidade da pessoa humana dos nossos destinatários, corresponde igual empenho e responsabilidade na formação dos professores, o que os torna o alvo principal dos esforços acadêmicos e motivo central de qualquer de nossos objetivos. O foco na figura do professor é assim o corolário mais imediato dos princípios professados por nossa missão.
Princípios
Os princípios que estão presentes em todas suas atividades são a fidelidade à verdade, ao bem e à beleza transcendentais, realizada como um compromisso histórico com o conhecimento, a justiça e a cultura.
Visão de Futuro
Para o futuro e, especialmente o quinquênio 2016-2020, a Faculdade Católica de Anápolis pretende tornar-se referência em Filosofia Perene e no ensino de qualidade, verticalizando sua oferta de cursos e estabelecendo parcerias que potencializem a sua missão.
Objetivo
Visar a um crescimento integral do homem, antes de tudo qualitativo, ou seja, comprometido com as metas de perfeição que emanam dos princípios;
Ser razoável e acessível à comunidade;
Atingir metas de auto-sustentação e filantropia como empresa.
OBJETIVOS PERMANENTES
Fundamentados no Cristianismo, os objetivos permanentes da Faculdade Católica de Anápolis são:
• Promover a formação do ser humano proporcionando base humanística, fundamentação científica e capacitação profissional.
• Buscar, de forma contínua, melhor qualidade do ensino ministrado, relevância científica da pesquisa realizada e pertinência social dos serviços prestados à comunidade.
• Disseminar a tradição e a fé cristãs como parte integrante da formação e do desenvolvimento individual e social dos acadêmicos.
• Promover o desenvolvimento e qualificação das pessoas através de programas
e atividades diferenciadas e integradoras. Essas ações deverão envolver professores, funcionários e administradores, através de programas específicos e atividades conjuntas.
• Integrar o perfil acadêmico de seu egresso às necessidades individuais e sociais, e às exigências do mercado e preparar profissionais capazes de enfrentar os desafios na sociedade do futuro.
• Incentivar de forma planejada a utilização de novas tecnologias na área acadêmica, em especial no processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a Instituição deve acompanhar e examinar, permanentemente, os paradigmas educacionais, adequando-os à nova realidade.
• Estimular na Instituição o desenvolvimento gradativo de uma cultura centrada numa visão integradora, global, sistêmica e cooperativa. Esta visão está calcada na interdependência das áreas de conhecimento, dos recursos e das ações humanas individuais e grupais na formação de um todo.
• Consolidar os trabalhos de avaliação já realizados, avançando de forma crescente na qualidade dos instrumentos utilizados e em sua operacionalização, assim como aumentar o grau de envolvimento de toda a comunidade acadêmica nesse processo.
• Ampliar a integração com a sociedade através de convênios e parcerias com o
setor empresarial, governamental e outras organizações. Promover a cooperação com instituições universitárias nacionais e estrangeiras. Fomentar programas de intercâmbio que proporcionem troca de experiências e trabalho com a participação de professores e alunos.
Objetivos Gerais e Específicos
Sempre baseado no tripé da Educação: Ensino, Pesquisa e Extensão, os objetivos gerais da Faculdade Católica de Anápolis definem-se em:
• A promoção humana como filosofia de atuação;
• A integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
• A educação integral, baseada em padrões de qualidade;
• A integração comunitária, pela participação plena dos componentes de todas
as esferas: discentes, administrativas, técnicas;
• As oportunidades permanentes de educação continuada.
• Uma educação integral, baseada em padrões de qualidade.
• Integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão
São objetivos específicos da Faculdade Católica de Anápolis:
• Estimular as atividades criadoras, pela institucionalização do ensino, da pesquisa e da extensão e estender estas atividades à comunidade;
• Desenvolver e difundir a cultura, as artes e as ciências com postura crítica e humana;
• Promover o intercâmbio e a cooperação com outras instituições de educação em âmbito nacional e internacional;
• Contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico de Anápolis, do Estado de Goiás e do Brasil;
• Atender às necessidades de formação profissional da comunidade, através da oferta de novos cursos em nível superior e em nível técnico.
• Formar cidadãos preparados para a reflexão crítica, produção científica, revisão e reformulação dos conhecimentos já produzidos e para inovações criadoras e tecnológicas;
• Assegurar a liberdade de pensamento e o espírito democrático, dentro de uma visão política pluralista;
• Fazer da promoção humana, o ponto de partida e de chegada para atingir-se
a melhoria da qualidade de vida.