Apresentação da Instituição: Faculdade Delta – Unidade Salvador


  • Endereço: Rua Prof. Fernando Rocha, 326
  • Cidade: Salvador
  • UF: BA
  • Bairro: Paralela
  • Cep: 41.194-020
  • Fone: (71) 03616-2000
  • Fax: (71) 03616-2001
  • E-Mail: simone.rigo@kroton.com.br
  • Site: www.unime.edu.br


O Curso Delta, idealizado por professores da antiga Escola Técnica Federal da Bahia, Colégio Militar de Salvador e Centro de Educação Tecnológica, inicialmente funcionou como preparatório para os vestibulares das universidades estaduais, federais e particulares. Em 1981, foi criado o Colégio Delta, que da unidade inicial no bairro do Barbalho ampliou suas atividades com as unidades no Imbuí e em Brotas.

Da capital, onde se consolidou como uma das principais instituições de Ensino, o Colégio o Delta implantou unidades em duas das principais cidades do interior, Vitória da Conquista e Itabuna. O sucesso do empreendimento contribuiu para mais etapa importante: atuar no ensino superior. Após um processo  rigoroso, que obedeceu a todas as diretrizes do ministério da Educação, foi implantada em Salvador a Faculdade Delta, em 2004, com o Curso de Administração, formando quatro turmas no primeiro vestibular e em dois anos de funcionamento destaca-se como uma Instituição de Ensino Superior agregada a uma tradicional rede de educação básica nessa região – a Rede O Delta de Ensino. Com projetos constantes, implantou novos cursos nos anos de 2005 e 2006.

Neste contexto, as primeiras atividades acadêmicas da Faculdade Delta iniciaram-se no dia 09 de agosto de 2004, com o curso de Administração. O ano de 2006 foi um período de grande crescimento quantitativo e qualitativo para a Faculdade Delta, pois se implantaram 06 novos cursos. Assim, em 03 de abril de 2006, iniciaram as atividades – Ciências Contábeis, Comunicação com Jornalismo, Educação Física – Licenciatura, Farmácia, Pedagogia e Serviço Social. No dia 10 de setembro de 2006, iniciou o curso de Psicologia e neste mesmo semestre, o curso de Fisioterapia. Seu regimento foi aprovado em agosto de 2006, através do Relatório SESu/CGLNES 121/2006.

A Instituição, em maio de 2008, passou a fazer parte do grupo IUNI EDUCACIONAL, que promoveu mudanças significativas na estrutura física, administrativa e acadêmica, e passou a ser FACULDADE DELTA - UNIME SALVADOR Ltda, se constituindo em mais uma das instituições de referência do Grupo, com grande potencial de desenvolvimento devido a localização privilegiada na capital da Bahia.

O contrato social da FACULDADE DELTA – MANTIDA PELO IUNI EDUCACIONAL – UNIME SALVADOR LTDA - foi lavrada em 13 de MAIO de 2008, na rua Professor Fernando Rocha, 326, Paralela, sendo a mesma protocolada na junta comercial da Bahia sob protocolo 08/078165-9, registrada em 25/06/2008 número 96839028. No Plano de Desenvolvimento Institucional, reformulado pela nova mantenedora, a Faculdade salienta sua missão e finalidades, mostrando os cursos atualmente existentes.

Em 2010, com a compra do Grupo IUNI pela Kroton Educacuinal, a Faculdade Delta passou a integrar um dos maiores grupos de ensino superior do país. A partir daquele momento, a Faculdade vem aperfeiçoando seu modelo acadêmico, hoje caracterizado, pela oferta das disciplinas institucionais nas áreas de humana e da saúde e pela implantação dos Estudos Dirigidos (ED), que oferecem ao aluno a possibilidade de aperfeiçoamento e formação profissional.

Conjuntamente à mudança de mantenedora da instituição, com a aquisição pelo Grupo IUNI Educacional, pela Kroton Educacional, a Faculdade Delta – UNIME Salvador estabeleceu as medidas institucionais necessárias ao fortalecimento e consolidação de suas práticas pedagógicas, investigativas, científicas e profissionais, através da realização de cursos, projetos e programas, estabelecimento de políticas institucionais, regulamentação institucional das atividades complementares, estágios supervisionados, trabalho de conclusão de curso, pós-graduação, seleção docente, manuais, normas e procedimentos diversos, além de programas institucionais dentre os quais destacamos o Programa de Nivelamento de Língua Portuguesa; o Programa de extensão e pós-graduação Lato Sensu; o Programa de Monitoria; as atividades de integração;  o aprofundamento de conhecimentos adquiridos; a introdução de novos conhecimentos e técnicas; a discussão de temas emergentes com profissionais das áreas particulares a cada curso existente. Todas essas ações, em última instância, caminham numa única direção: oferecer uma formação profissional sólida, consolidando, cada vez mais, o seu nome  junto à sociedade baiana.