A história do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JUAZEIRO DO NORTE - UNIJUAZEIRO está associada à trajetória do Colégio Modulo Objetivo de Juazeiro do Norte criado em 1989, pelo médico Dr. Francisco Danúbio Alves Pinto e sua esposa, Professora Ana Claudia Ribeiro Soares, a dedicação e a competência fizeram com que a escola, ao longo de seus mais de 25 anos de existência, atingisse um elevado conceito no seio da sociedade juazeirense e se transformasse, ao mesmo tempo, numa referência na Educação Básica em toda a Região Metropolitana do Cariri.
Em 15 de dezembro de 2003, nascia a Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN. A Instituição foi credenciada pela Portaria Ministerial Nº 3.763/2003, iniciando suas funções pedagógicas no primeiro semestre letivo de 2004 abrindo suas portas para os estudantes de Ciências Contábeis.
Em seguida, as Portarias nº. 210 e 218, de 06/06/2006, publicada no D.O.U. de 08/06/2006, p..22, autorizaram respectivamente o funcionamento dos cursos de Sistemas de Informação e Enfermagem.
Em 2010, foi autorizado pelo MEC o curso de Farmácia, e na sequência, iniciou-se o funcionamento do curso de Nutrição em 2012 e Arquitetura e Urbanismo em 2014, todos devidamente autorizados pelo MEC, tendo sido 5 (cinco) nota máxima.
O ano de 2008 foi um ano marcante na história da FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE - FJN, pois foi reconhecido o curso de Ciências Contábeis. Em 2011, os cursos de Sistemas de Informações e Enfermagem passaram por processo de reconhecimento, em 2015 os cursos de Farmácia e Nutrição foram reconhecidos, tendo sido ambos avaliados com excelente conceito na avaliação das condições de funcionamento para as três (3) dimensões: organização didático- pedagógica, corpo docente e instalações.
No decorrer do ano de 2011, a FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE - FJN recebeu a Comissão de Avaliação do MEC para o seu recredenciamento institucional. A nota aferida pela comissão representou o reconhecimento MEC dos nossos esforços na construção de um ensino superior de qualidade no Brasil.
De 2012 a 2019 a faculdade passou de 6 para 10 cursos e em 2020 recebeu autorização para ser Centro Universitário de Juazeiro do Norte - UNIJUAZEIRO.
No final do ano de 2020, o Grupo Ser Educacional adquiriu o Centro Universitário de Juazeiro do Norte - UNIJUAZEIRO. Em setembro de 2022 houve a alteração de denominação de Centro Universitário de Juazeiro do Norte - UNIJUAZEIRO, para Centro Universitário Maurício de Nassau de Juazeiro do Norte.
A visão de futuro do Centro Universitário Maurício de Nassau de Juazeiro do Norte, é ser uma instituição de ensino superior reconhecida pela excelência educacional e comprometida com as transformações do seu tempo.
Centro Universitário Maurício de Nassau de Juazeiro do Norte, tem por missão produzir e disseminar o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo assim para o exercício pleno da cidadania, priorizando uma formação humanista, crítica e reflexiva, preparando profissionais competentes e atualizados para ingressarem no mercado de trabalho e contribuindo para a melhoria das condições de vida da sociedade e o desenvolvimento da Região do Cariri e do Estado do Ceará e do País.
A partir de 2016 a FJN começou a participar da Campanha de Responsabilidade Social e ganhou o selo cinco anos consecutivos.