Apresentação da Instituição: Centro Universitário Unieuro


  • Endereço: SCES - Trecho 0 - Conj. 05 - L4 SUL - - Avenida das Nações Sul
  • Cidade: Brasilia
  • UF: DF
  • Bairro: Setor de Embaixadas Sul
  • Cep: 70.200-001
  • Fone: (61) 3445-5785
  • Fax: -
  • E-Mail: centrouniversitariounieuro@gmail.com
  • Site: www.unieuro.com.br


O UNIEURO, em 1993, ainda chamado de Faculdade Euro-Americano apresentou os seus primeiros projetos de autorização de cursos de graduação  para Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Econômicas e Direito. A carta-consulta foi aprovada, pela Câmara de Planejamento do Conselho Federal de Educação (CFE), nos termos das normas vigentes, à época. Com o fechamento do CFE, em 1994, os processos foram arquivados. Em 1996, o Ministério da Educação (MEC) reiniciou o recebimento de pedidos de autorização de cursos, quando os referidos pleitos foram reapresentados.

O UNIEURO  iniciou suas atividades, no segundo semestre de 1998, com os cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação, Ciências Econômicas e Direito. No segundo semestre de 2000, a Faculdade foi autorizada a oferecer os cursos de Relações Internacionais e de Marketing. Em seguida, foram aprovadas novas habilitações para o curso de Administração – Gestão de Negócios Imobiliários, Gestão de Pequena e Média Empresa, Gestão de Serviços, Gestão de Sistemas de Saúde – o curso de Ciências Contábeis, para as quais ainda a demanda não foi suficiente para abertura de turma. A Faculdade Euro-Americana buscou contribuir para a construção de uma sociedade solidária e democrática, dentro dos princípios do estado de direito e da liberdade, promovendo a formação integral, humanista e técnico-profissional dos membros de sua comunidade acadêmica, nos vários campos do conhecimento.

Ao ingressar no seu quinto ano letivo de funcionamento, a Faculdade Euro-Americana, com o reconhecimento dos primeiros cinco cursos de graduação implantados, a implantação de programas de pós-graduação, iniciação científica, e extensão, com um corpo docente qualificado, biblioteca, laboratórios e infra-estrutura física adequados às suas dimensões, deliberou, juntamente, com a sua entidade mantenedora – o Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia, a apresentação ao Ministério da Educação de seu pedido de transformação em Centro Universitário – Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO) –, na forma da legislação vigente (Resolução CES/CNE nº 10/2002).

O UNIEURO foi credenciado pela Portaria MEC nº 996/2004 e nasceu com a finalidade de desenvolver as funções de ensino, investigação científica e extensão, em todas as áreas do conhecimento, mediante a oferta de cursos, em consonância com as diretrizes curriculares do Ministério da Educação e à demanda regional.

Neste contexto, o UNIEURO sempre buscou ser parceiro do desenvolvimento cultural, educacional e sócio-econômico do Distrito Federal (DF), implementando cursos e programas de nível superior, como resposta ágil e competente às necessidades da comunidade. Ao longo dos últimos 10 (dez) anos, o UNIEURO construiu uma imagem pública de qualidade no ensino, ratificada pelo número crescente de alunos que buscam seus serviços.

A partir de abril de 2009, o Campus UNIEURO compreende 3 (três) Unidades acadêmicas no Distrito Federal, quais sejam, a Unidade Asa Sul, localizada na Avenida das Nações, Trecho 0, Conjunto 5, no Setor de Clubes e Embaixadas Sul (SCES); a Unidade Asa Norte, situada no Setor de Grandes Áreas Norte (SGAN) 916, Conjunto D, ambas na Região Administrativa I - Brasília; e a Unidade Águas Claras, situada na Avenida das Castanheiras, Lote 3.700, Região Administrativa XX.

O UNIEURO em sua trajetória, de 1992 até o momento atual, demonstra que a motivação inicial, de promover o desenvolvimento loco-regional por meio de formação de profissionais qualificados, permanece, aperfeiçoando-se como Instituição de Educação Superior.

No contexto de criação do UNIEURO, seus objetivos são:

  1. Oferecer à sociedade cursos e programas de educação superior, visando  ao pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
  2. Desenvolver o ensino (cursos seqüenciais, de graduação, incluindo os cursos de tecnologia, e de pós-graduação), valorizando os cursos oferecidos, favorecendo o desenvolvimento do conhecimento em áreas específicas e construindo condições para uma crescente ação interdisciplinar.
  3. Promover, pela oferta de ensino de alto padrão, em todos os níveis da educação superior, a formação de valores humanos capazes de compreender, de atuar e de apresentar alternativas de intervenção e de transformação da realidade.
  4. Desenvolver, dentro de um enfoque interdisciplinar, estudos e pesquisas que possam contribuir para a integração euro-americana que, saindo do plano das abstrações e da retórica, seja capaz de orientar o processo de integração entre o Brasil e os demais países das Américas e da Europa, abrangendo, dentre outras questões: mercados e oportunidades, investimento em áreas economicamente atrasadas do continente; desenvolvimento de uma consciência coletiva sobre direitos humanos, democracia, meio ambiente e de valorização dos organismos internacionais; percepção da realidade brasileira, da complexidade do cenário internacional e das possibilidades de integração entre países.
  5. Aprofundar estudos e pesquisas sobre as possibilidades de integração entre países, apoiados em rigorosa análise continental, subsidiando o desenvolvimento de programas e projetos entre o Centro Universitário e instituições de ensino congêneres, além de organizações nacionais e internacionais.
  6. Produzir conhecimento, com vistas a compreender o processo de integração, de consolidação da democracia e da necessária união de países em torno de ideais comuns.
  7. Desenvolver projetos pedagógicos para os cursos superiores, a partir de reflexões mais amplas sobre os objetivos maiores do Centro Universitário, sobre os pressupostos, a concepção de saber, de ensino-aprendizagem que os sustentam e sobre a pessoa, o cidadão e o profissional que se quer formar.
  8. Promover a articulação do ensino com as demais funções universitárias, visando a integração, sempre que possível, do saber acadêmico com a realidade.
  9. Promover o desenvolvimento de atividades de extensão e de prestação de serviços à sociedade, criando, dentro da estrutura acadêmica, órgãos específicos para tal finalidade.
  10. Encaminhar as questões de qualidade e de avaliação tendo como referências os princípios delineados neste Projeto, essenciais para repensar e fortalecer seus cursos e programas de nível superior e para informar a sociedade sobre o desenvolvimento de suas atividades.
  11. Desenvolver modelos de auto-avaliação de todas as suas funções, com o envolvimento dos professores, do pessoal não-docente, dos alunos e dos órgãos dirigentes, conduzindo e oferecendo parâmetros às iniciativas de avaliação externa.
  12. Implementar uma estrutura administrativa flexível capaz de viabilizar nova postura em relação ao papel dos órgãos administrativos e acadêmicos, abrindo espaços para a discussão dos princípios e objetivos institucionais.
  13. Apoiar e incentivar atividades culturais e de esporte e lazer em seus vários aspectos.
  14. Desenvolver a consciência de cidadania do indivíduo, de seus direitos e deveres políticos, sociais, éticos, econômicos, culturais e de solidariedade e respeito ao meio ambiente.
  15. Subsidiar o processo de construção da democracia e da integração nos espaços das conquistas sociais e políticas que vêm caracterizando, em particular, o Brasil, e os países das Américas nos últimos anos e que passa, necessariamente, pelo desenvolvimento da educação, da cultura, da ciência e da tecnologia.

Entretanto, complementam ainda os objetivos institucionais do UNIEURO, os objetivos educacionais estabelecidos a seguir. Estes expressam os pressupostos e encaminhamentos puramente acadêmicos do ato de educar para os quais os docentes do UNIEURO recebem orientação ao ingressar na instituição:

  • Proporcionar sólida fundamentação humanístico-técnico-científica, orientada à compreensão dos conceitos inerentes a cada profissão.
  • Relacionar conceitos e fatos históricos para compreender o panorama sócio-econômico-cultural atual, suas necessidades e prioridades.
  • Estabelecer conexões entre o passado e o presente da sociedade, sob o ponto de vista sócio-econômico-cultural, a fim de compreender a evolução dos conceitos.
  • Estimular a pesquisa constante para a ampliação de perspectivas e abordagens dentro dos vários processos no âmbito profissional.
  • Favorecer condições para que o aluno atue como profissional capaz de interpretar e interagir numa determinada realidade, de forma a trazer resultados positivos para a organização em que atua.
  • Proporcionar uma formação crítica e reflexiva que lhe dê condições de exercer a liderança, de apresentar capacidade de decisão, de definir tomada de decisões assertivas.
  • Enfatizar sempre o exercício da cidadania e da ética na vida pessoal e profissional.