Depoimentos - 2017

DEPOIMENTOS
Depoente: Karina de Campos P. N. Mariano
Profissão: Advogada - Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

A Faculdade de Direito de Franca, em parceria com a ABMES (Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior) realizou no dia 22 de Setembro de 2017, através do Departamento de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito de Franca, um evento na Praça Central desta cidade, com o fito de atendimento à população local.

                        Evento este, frise-se, de grande importância tendo em vista a orientação cívica e jurídica deferida à sociedade, tendo como embasamento a Responsabilidade social inerente à esta instituição. Foram realizados cerca de 100 atendimentos, cujo escopo foi a de conscientização da população da existência e eficiência do Departamento de Assistência Judiciária, local onde são realizados diariamente atendimentos jurídicos à população de baixa renda da cidade.

 



Depoente: Cristiane Roberta Torres Giovanella
Profissão: Advogada do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

A campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular- ABMES,  realizada junto a Faculdade de Direito de Franca -SP e com a participação do Departamento de Assistência Judiciária Gratuita teve como principal objetivo a integração dos alunos do curso de direito e a população da cidade de Franca. Neste dia, foram esclarecidas dúvidas e feitos cerca de 100 atendimentos aos que precisavam de auxilio jurídico.  Como advogada pude perceber que tanto a população quanto os alunos foram muito beneficiados.

 



Depoente: Pedro Henrique Batista Silva
Profissão: Advogado do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

A campanha “Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular” idealizada pela ABMES, tem como principal escopo atender a população em geral para que dúvidas corriqueiras possam ser sanadas. O Departamento de Assistência Judiciária Gratuita da Faculdade de Direito de Franca, como órgão prestador de serviço para a população carente nesta cidade, aderiu à campanha, tendo instalado um posto de atendimento ao cidadão, no dia 22 de setembro de 2017, no centro da cidade, visando sanar as dúvidas mais frequentes dos munícipes, bem como auxiliá-los em assuntos jurídicos diversos. Como advogado deste Departamento, fico honrado em poder participar desta Ação Social, onde mais que tirar dúvidas, podemos auxiliar o cidadão a encontrar uma possível resposta para seu problema, fazendo assim com que nosso trabalho e ofício tenha a maior recompensa de todas: O carinho e admiração dos amigos cidadãos.

 



Depoente: Isabela Medeiros Lutfala
Profissão: Estagiária do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

A Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular realizada no dia 22 de setembro de 2017, no centro da cidade de Franca - SP, proporcionou a nós um maior contato com a comunidade, que, por diversos fatores, muitas vezes não possuem conhecimento dos inúmeros serviços oferecidos gratuitamente pelo município e por instituições de ensino.

Como exemplo, pode ser citado nosso trabalho no Departamento de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito de Franca, que conta com estagiários e advogados trabalhando para a oferecer serviços de orientação e assistência jurídica sem custos à população de baixa renda.

Essa oportunidade possibilitou que nós passássemos nosso conhecimento de forma diferente da habitual, dando informações e tirando dúvidas acerca de diversos assuntos. Foi uma experiência construtiva e muito enriquecedora, pois ao mesmo tempo que tentamos ajudar uma pessoa, aprendemos muito com isso.

 

 



Depoente: Maíra Furquim Lunardello
Profissão: Estagiária do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

A Ação Social realizada no centro da cidade de Franca pelo Departamento de Assistência Judiciária, assim como o estágio jurídico, tratam-se de uma experiência de grande aprendizado, já que, ao ter contato com o público e me disponibilizar para, de alguma forma, orientá-los juridicamente, pude, além de visualizar com maior consciência à realidade da população e compreender suas necessidades,  entender a importância da advocacia, principalmente àquela voltada às pessoas beneficiárias da justiça gratuita, e, assim, objetivar realizar esta profissão no sentido de auxiliar os cidadãos que há tempos foram esquecidos pela justiça brasileira, ou seja, aqueles carentes de informação e de recursos financeiros.    

 

 

                                                                                                         



Depoente: Carolina Giantomassi Fucchi
Profissão: Estagiária do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

No dia 22 de setembro de 2017, das 13:00 ás 17:00, o Departamento de Assistência Judiciária e seus estagiários se dirigiram ao centro da cidade de Franca para realizar uma ação social em prol de seus cidadãos.

                Extremamente gratificante tal experiência, de poder ajudar e principalmente informar a inúmeras pessoas os serviços que este Departamento oferece e que estão à disposição da população mais carente. Nota-se que a carência é referente não só as condições socioeconômicas, mas também de atenção e conhecimento jurídico, sendo portanto tal ação deste Departamento extremamente válida tanto para sociedade quanto para os estagiários, que vivenciam uma experiência direta com os problemas dos cidadãos.

 



Depoente: Ingrid Lorrana Chagas
Profissão: Estagiária do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

A experiência relativa ao evento de Responsabilidade Social teve uma importância significativa, pois atualmente, mesmo com tantos meios de comunicação, ainda existem muitas pessoas carentes de informação. Assim, este evento conseguiu atingir o intuito de levar informações acerca do trabalho realizado pelo Departamento de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito de Franca, bem como levar às pessoas o conhecimento sobre a existência dos benefícios da justiça gratuita.

 

 



Depoente: João Wagner Capobianco Rodrigues
Profissão: Estagiário do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

Na data de hoje, a equipe do DAJ(Departamento de Assistencia Judiciaria) e do CEJUSC(Centro Judiciario de Solução de Conflitos e Cidadania), órgãos estes que funcionam no espaço cedido pela Faculdade de Direito de Franca, estiveram à Praça da Igreja Matriz, com a finalidade de levar ao conhecimento da população a função destes órgãos e sanar questionamentos de ordem jurídica.

São ações sociais como essa que buscam suprir a falta de conhecimento por parte da população frente ao Direito positivado brasileiro.

Levar o Direito àqueles que não o conhecem não se resume apenas a repassar uma informação anteriormente aprendida, mas sim transmitir a possibilidade de uma vida melhor, com mais dignidade e Justiça.

Fora uma experiência única e enriquecedora.

 



Depoente: Eugênio Slomp Neto
Profissão: Estagiário do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

No dia 22 de setembro de 2017, o Departamento de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito de Franca participou da Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior, projeto este oferecido à toda população da cidade de Franca-SP com o objetivo de prestar auxílio jurídico gratuito, tirar todo e qualquer tipo de dúvida a respeito de questões jurídicas corriqueiras da sociedade, bem como,  explanar o importante papel desempenhado pelo Núcleo de Assistência Judiciária no tocante a sociedade como um todo.

Referida oportunidade representa enorme e significativo aprendizado não somente para a população francana, público alvo da campanha, mas também a todos os advogados e principalmente nós estagiários, que tivemos a experiência ímpar de participar do projeto supracitado.

São experiências como esta que apenas o DAJ pode nos proporcionar, nos enriquecendo cada vez mais profissionalmente e, principalmente, humanamente.

 



Depoente: Renata Cristina Santos -
Profissão: Estagiária do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

O Departamento De Assistência Judiciaria Da Faculdade De Direito De Franca participou, no dia 22 de setembro de 2017, da Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior, da qual pude participar como estagiária, oferecendo a população auxilio sobre diversos aspectos da assistência jurídica gratuita oferecida pelo departamento e, além de entregarmos panfletos divulgando o ato e o Departamento, direcionamos a população ao ponto de atendimento onde conversaram com os advogados responsáveis pelo DAJ. 

Para mim, o ato foi de grande importância, somando como aprendizado e conscientização da necessidade de prestar esclarecimentos a população sobre a assistência judiciaria gratuita.

 



Depoente: Gabriel Santos Fonseca.
Profissão: Estagiário do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

A oportunidade de participar da Ação de Conscientização promovida pelo DAJ indo ás ruas, ouvindo e podendo ajudar as pessoas foi uma experiência muito gratificante. Pois, apesar de serem pequenas ações de nossa parte, tenho a certeza que foram de muita utilidade para as pessoas ouvidas e auxiliadas durante à Ação de Conscientização. Ações que fazem-nos ver o lado mais humano do Direito, que é o que realmente deve mover o universo jurídico, essa vontade de poder ajudar as pessoas.

 



Depoente: Isabella Mengelle
Profissão: Estagiária do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

A chance de participar da Ação de Conscientização promovida pelo Dpto. foi definitivamente uma das experiências mais gratificantes que vivi no decorrer do estágio. O contato direto com a população, sem uma mesa na frente, me fez ver o lado humano e solidário do Direito que muitas vezes a gente acaba esquecendo durante as aulas porque se preocupa demais com a teoria. Na prática, a gente percebe que o que move de fato o universo jurídico não são as leis, mas a nossa vontade de ajudar as pessoas através delas, e foi essa oportunidade, de ajudar, que a ação social me proporcionou.

 

 



Depoente: Beatrice Marchi
Profissão: Estagiária do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

Uma possibilidade enriquecedora oferecida pelo Departamento de assistência judiciária da Faculdade de Direito de Franca a seus estagiários de poderem auxiliar à população acerca de questionamentos sobre seus direitos muitas vezes desconhecidos e possibilitá-los a chance de melhorar suas vidas.

 

 



Depoente: Letícia Main Netto
Profissão: Estagiária do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

A experiência no dia da responsabilidade do ensino superior particular foi ótima. Pude perceber que muitas pessoas não sabiam que podiam ter acesso à informação jurídica gratuita. As pessoas também desconheciam o serviço de assistência judiciária gratuita. As pessoas possuíam problemas que podiam ser resolvidos por meio judicial, mas não sabiam como fazê-lo de maneira gratuita. Foi enriquecedor poder levar essas informações à população com a possibilidade de ajuda-los a conseguir resolver seus conflitos.

 

 



Depoente: Guilherme Zeoula Ferreira David
Profissão: Estagiário do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

Na sexta-feira, dia 22 de setembro de 2017, o Departamento de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito de Franca foi responsável pela produção da Campanha de Responsabilidade Social do ensino superior particular, projeto oferecido para a sociedade da cidade de Franca com o objetivo de viabilizar aos cidadãos um maior contato e auxílio à diversas questões jurídicas que são inerentes ao cotidiano de milhões de brasileiros.

Tal oportunidade representou significativa relevância e aprendizado não só para a sociedade francana, público alvo do referido trabalho, como também para os estagiários e advogados responsáveis e presentes no ato. São momentos como estes que enriquecem a experiência dos estudantes, não apenas capacitando-os para o meio profissional que lhes esperam, mas também humanizando-os e contribuindo para a garantia de um futuro mais admirável e enobrecedor.

Agradeço a todos que nos disponibilizaram esta memorável ocasião.

 



Depoente: Mariane do Couto Anarelli
Profissão: Estagiária do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

A atividade que ocorreu no centro, no dia 22 de setembro de 2017, foi importante tanto para a população, para que se informem acerca do serviço de assistência jurídica gratuita oferecida pela Faculdade de Direito de Franca, e também acerca de seus direitos; quanto para os estagiários do Departamento, para que tivessem um contato direto com a população e orientassem a mesma a buscarem a solução de seus conflitos e a satisfação de seus direitos. Os estagiários puderam obter uma real noção acerca do interesse da população no serviço prestado e também de que há pessoas com problemas necessitando de solução e que muitas vezes estão paradas devido à baixa renda salarial. 



Depoente: Giuliane Restini Vecchi Marques
Profissão: Estagiária do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

A atividade exercida pelos estagiários e advogados do Núcleo de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito e Franca no dia 22 de Setembro de 2017 foi uma experiência única. Durante os meses que trabalhamos no Departamento, estamos acostumados aos clientes virem até nós com problemas já instaurados e necessitados de resolução. No entanto, estar no Centro de Franca levando informação à população, fez realizar-se uma advocacia preventiva que pode antecipar a resolução de conflitos sem a necessidade da instauração da lide, além de promover informação e levar o conhecimento sobre a Justiça Gratuita àqueles que dela possam precisar. 



Depoente: Matheus de Carvalho
Profissão: Estagiário do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

No dia 22 de setembro de 2017, das 13:00 às 17:00, o Departamento de Assistência Judiciária e seus estagiários se dirigiram ao centro da cidade de Franca para realizar uma ação visando informar a população do Município de Franca acerca dos serviços que este Departamento proporciona.

Experiência única poder mostrar para a sociedade francana a possibilidade de utilizar nossas atividades, e, assim sendo, incentivando-os a procurarem seus direitos quando necessário.

 



Depoente: Tamires Bortolin dos Santos
Profissão: Estagiária do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

Durante a tarde do dia 22 de setembro de 2017, nós, estagiários do Departamento de Assistência Judiciária de Franca, nos dirigíamos a praça do centro da cidade de Franca, a fim de levar conhecimento sobre tal serviço que prestamos.

É incrível saber que de alguma forma, podemos mudar a vida de alguém. Muitas pessoas deixam de reivindicarem seus direitos pelo motivo da falta de informação sobre o que se pode ser feito. Saímos as ruas, distribuindo panfletos e aconselhando aos que se interessavam, a procurarem este Departamento e nos deixarem tentar mudar suas condições de vida. Tenho certeza que conseguimos realizar um bom trabalho, incentivar a vontade de aprender mais sobre a área do direito e o mais importante, ajudar quem mais precisa.

 



Depoente: Mariana M. de M. Salerno
Profissão: Estagiária do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

A experiência promovida no dia da Campanha de Responsabilidade Social trouxe aos estudantes e estagiários de direito a visão da importância do Direito à Informação. A garantia aos cidadãos do direito ao conhecimento e as informações referentes à sociedade são de fundamental importância para a melhoria e esclarecimento social. Todavia, o que encontramos no dia da referida ação, foi a incompreensão, devido ao desconhecimento, até mesmo por falta de saber a quem procurar para o amparo jurídico de questões pessoais ou profissionais. A divulgação da existência de núcleos jurídicos de assistência gratuita traz a esperança e elucidação de novas conquistas para quem antes encontrava-se na obscuridade da informação.

 

 



Depoente: Maria Júlia Gonçalves
Profissão: Estagiária do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

A ação social promovida pela Faculdade de Direito de Franca foi positiva em diversos sentidos. Não só no sentido de aproximar a população ao saber jurídico, mas também no sentido de mostrar aos estudantes as necessidades daqueles que precisam buscar ajuda judicial ou simplesmente administrativa. O Direito como ciência social deve se aproximar da sociedade em si, bem como permitir que todas as camadas sociais se aproximem e usufruam dele.

 



Depoente: Mariana da Palma Pires
Profissão: Estagiária do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

Participar do dia de conscientização e informação da população foi uma vivencia engrandecedora. Pude conversar com inúmeras pessoas e, com o auxílio dos advogados do Departamento, sanar suas dúvidas jurídicas. Além da assistência judiciária realizada no Departamento, é nosso dever, como estudantes, levar nosso conhecimento para além das salas da faculdade. 

 

 

 



Depoente: Octavio Mendes Gomes
Profissão: Estagiário do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

Pude perceber que muitas pessoas sabem da existência da assistência judiciária, mas só a procuram quando a situação já está bem crítica ou em último caso.Acho que trabalhos como esse devem acontecer com mais frequência, pois o trabalho de conscientização é muito importante e ajuda a tratar de pequenos conflitos antes que se tornem problemas maiores.  

No dia do evento, há que se destacar a organização muito bem feita, com água e lanche à disposição dos estagiários. O pessoal de apoio também foi muito importante nos atendimentos à população. A participação do pessoal do CEJUSC foi muito interessante, pois mostrou que não é apenas o DAJ que está envolvido nessa campanha de conscientização e o quão importante é o trabalho dos centros de conciliação e solução de conflitos.



Depoente: Isabela Tostes Barreto
Profissão: Estagiária do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

O projeto é importante para conscientizar pessoas desprovidas de conhecimento jurídico e que, muitas vezes, não sabe nem qual órgão procurar para resolver seu problema. Muitas pessoas que estavam com dúvidas pertinentes e não haviam procurado ninguém, vieram até nós e esclareceram seus questionamentos. A ação foi importante para aprendizagem, melhor comunicação e solidariedade.

 

 



Depoente: Marcus Vinícius Ribeiro
Profissão: Estagiário do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

É notório reconhecer que grande parcela da população desconhece os serviços jurídicos gratuitos, dentre estes o suporte disponibilizado pelo Departamento de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito de Franca. Portanto, as divulgações em centros populares são não só um meio de conscientização, mas também de efetivar o acesso à justiça. Desse modo, foi gratificante participar da propagação realizada no dia 22/09, tendo em vista o grande valor social e a nobreza da ação.

 

 



Depoente: Maiara Antonialli Marson
Profissão: Estagiária do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

No dia 22 de setembro de 2017, ocorreu a ação solidária do Departamento de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito de Franca, com o objetivo de orientar a população sobre os serviços prestados. Ao abordar as pessoas entregando os panfletos informativos, ouvi diversas histórias delas e dúvidas de como agir diante da situação pela qual estavam passando. Foi uma experiência gratificante poder levar algum tipo de informação e prestar ajuda de alguma forma. Através de uma ação que lida diretamente com o público percebemos a importância e o esclarecimento que esse tipo de ação traz a essas pessoas.

 



Depoente: Stéfany Rosa
Profissão: Estagiária do Departamento de Assistência Judiciária
Depoimento:

No dia 22 de setembro de 2017, nós alunos e estagiários da Faculdade de Direito de Franca juntamente com os advogados do DAJ, nos reunimos na Praça Matriz localizada no centro da cidade de Franca para uma Ação Social, onde tivemos a oportunidade de abordar pessoas através da entrega de panfletos informando que o DAJ disponibiliza serviços de assistência judiciaria gratuita, encaminhando aqueles interessados até a tenda onde estavam ali à  disposição os advogados para prestarem os atendimentos a população. Tive também a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas sobre as atividades prestadas pelo DAJ, foi um aprendizado pois pude ter esse contato com a população, acrescentando ao meu curso essa experiência gratificante.

 

 



Depoente: LISLENE LEDIER AYLON
Profissão: COORDENADORA DO DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA
Depoimento:

Percebeu-se uma ótima receptividade por parte da população, que foi agradavelmente surpreendida com esse serviço.

Para os estagiários foi uma ótima oportunidade de ter contato com a população e perceber a importância do nosso trabalho junto à coletividade.

Em todos os sentidos, foi possível perceber que nossa população é carente de informações e que tem muito respeito pela Faculdade de Direito de Franca.

O evento foi realizado na Praça Nossa Senhora da Conceição, no dia 22 de setembro de 2017, das 13 horas às 17 horas, com a participação dos 24 estagiários do Departamento de Assistência Judiciária da FDF, dos 4 advogados, da Coordenadora e dos integrantes do CEJUSC. Foram  abordadas 980 pessoas com os folhetos explicativos e foram realizados 73 atendimentos na tenda. 

Foi muito produtivo, já que foi possível esclarecer dúvidas e encaminhar os consulentes a vários órgãos, tais como: INSS, Poupatempo, Defensoria Pública, CEJUSC, Delegacias de Polícia, etc.