Atividades - 2017

Nome da Atividade: Palestra INSPIRANDO AS LIDERANÇAS NA COMUNIDADE ACADÊMICA - o estudo de caso do Smart Campus Newton
Cursos Envolvidos: Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engemharia Mecânica; Engenharia Química; Arquitetura e Urbanismo
Endereço: Newton - Campus Buritis
Cidade:Belo Horizonte
Bairro: Buritis
UF: MG
Data: 19/09/2017
Hora: 15:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição:

O ensino superior na área de exatas estabelece um percentual de disciplinas na área de Ciências Sociais aplicadas, como Administração, Economia, Gestão de Projetos, dentre outras. Entretanto, essas disciplinas não abrangem de forma conclusiva o que um profissional da área de Engenharia necessita desenvolver além das competências técnicas, como o espírito de liderança, saber trabalhar em grupo, resiliência, dentre outros aspectos. Com base nisso, as instituições de ensino superior têm adotado práticas em centros de extensão para desenvolver essas habilidades nos alunos, como o caso do Smart Campus Newton que tem como objetivo inspirar, articular e empoderar a comunidade acadêmica para criar soluções para problemas reais da sociedade, usando o campus como espaço de aprendizado e prototipagem.



Nome da Atividade: Importância da Higienização das Mãos e da Escovação dos Dentes para a Saúde das Crianças
Cursos Envolvidos: Farmacia, Enfermagem e Odontologia
Endereço: Creche Passo a Passo com Jesus
Cidade:Belo Horizonte
Bairro: Alto Vera Cruz
UF: MG
Data: 21/09/2017
Hora: 14:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

No dia 21/09 foram desenvolvidas às seguintes atividades na creche "Passo a Passo com Jesus": 

- Teatro realizado pelas alunas da Farmácia e Enfermagem sobre a importância da higienização das mãos;

- Vídeo e escovação dos dentes das crianças pelos alunos da Odontologia.

Público: 75 crianças entre 2 e 4 anos.

Depoimento: 

"A Direção,coordenação,professoras e funcionárias da Creche Passo a Passo com Jesus, sente-se privilegiada pela parceria com o Centro Universitário Newton Paiva, o projeto sobre parasitose que deu inicio no primeiro semestre de 2017 com as alunas do curso de Farmácia mobilizou as famílias e educadoras para os cuidados com higiene e alertou sobre os danos que os parasitas causam à saúde.

Para além do projeto,recebemos também as alunas do curso de enfermagem que ministrou palestra sobre Primeiro Socorros, e atualmente estamos tendo a atenção da equipe do Curso de Odontologia.

Entendemos que as equipes que tem nos visitado estão nos oferendo mais do que suas práticas acadêmicas , estamos recebendo amor e dedicação , isso faz toda a diferença na vida dos nossos pequeninos."  Marisa Alessandra - Coordenadora

 

 



Nome da Atividade: Programa de Abandono do Tabagismo
Cursos Envolvidos: Farmácia
Endereço: Empresa Stola do Brasil
Cidade:Belo Horizonte
Bairro: Dona Clara
UF: MG
Data: 20/09/2017
Hora: 13:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

A empresa Stola do Brasil, em parceria com a Promed e o apoio da Drogaria Araújo desenvolve desde julho um trabalho inovador junto aos funcionários da empresa: a elaboração e a condução de um Programa para Abandono do Tabagismo. Esse programa conta com grupos de apoio, realizados durante oito encontros, além da avaliação médica e prescrição de medicamentos para combate ao tabagismo. O curso de Farmácia da Newton foi convidado pela Drogaria Araújo e pela coordenação da medicina do trabalho da empresa para participar dos grupos, no sentido de esclarecer dúvidas e apoiar os indivíduos em uso dos medicamentos. Participamos de quatro encontros, com três grupos a cada encontro e percebemos a importância do apoio e da orientação farmacêutica para garantir que os indivíduos tenham o máximo benefício com o seu tratamento farmacológico, uma parte importante do Programa de Abandono do Tabagismo. Percebemos que cerca de 40% dos pacientes faziam uso incorreto da bupropiona e/ou dos adesivos de nicotina. Em relação à bupropiona, esse uso era motivo pela insônia causada pelo medicamento. Uma orientação simples, em relação ao horário de tomada do medicamento foi capaz de resolver a reação adversa para todos os pacientes. Em relação à nicotina, percebemos uma falta de compreensão do motivo de uso do medicamento, além de uma desconfiança em relação ao produto, por ser transdérmico. Muitos pacientes interpretavam o mesmo como um placebo. Entretanto, trata-se de um importante instrumento para evitar as crises de abstinência, e os estudos mostram que o uso dos dois medicamentos em conjunto aumentam as chances de abandono do tabaco. Assim, percebemos também que as orientações foram essenciais para a adesão aos adesivos.



Nome da Atividade: TRATAMENTO ODONTOLÓGICO E LASERTERAPIA PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Cursos Envolvidos: Odontologia
Endereço: Clínica Escola - Unidade de Saúde Dr. Navantino Alves de Souza
Cidade:Belo Horizonte
Bairro: Grajau
UF: MG
Data: 19/09/2017
Hora: 19:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

TRATAMENTO ODONTOLÓGICO E LASERTERAPIA PARA PACIENTE COM NECESSIDADES ESPECIAIS.



Nome da Atividade: Observando os Rios
Cursos Envolvidos: Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia Química
Endereço: Campus Buritis
Cidade:Belo Horizonte
Bairro: Buritis
UF: MG
Data: 18/09/2017
Hora: 13:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

O projeto "Observando os Rios" é uma parceria da Newton Paiva com a ONG SOS Mata Atlântica. Nosso objetivo é determinar parâmetros de qualidade da água dos córregos Cercadinho e Ponte Queimada cujas bacias hidrográficas compõem grande parte da Regional Oeste da capital mineira. Os dados são cadastrados em uma plataforma on-line e disponibilizada a toda sociedade que pode fazer uso dos resultados obtidos para criar políticas sociais e ações ambientalistas.



Nome da Atividade: RODA DE CONVERSA: A participação dos alunos no Programa da Escola Integrada como agentes de transformação e responsabilidade social
Cursos Envolvidos: Pedagogia; Letras; Engenharias; Direito; Psicologia
Endereço: Carlos Luz, 800, sala 109
Cidade:Belo Horizonte
Bairro: Caiçara
UF: MG
Data: 15/09/2017
Hora: 11:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

Elencar várias ações que foram desenvolvidas no Programa da Escola Integrada que tiveram impacto na vida social dos alunos e da escola. Troca de experiências.



Nome da Atividade: CEJU ITINERANTE
Cursos Envolvidos: Direito
Endereço: Cras da Comunidade Ventosa
Cidade:Belo Horizonte
Bairro: Vila Ventosa
UF: MG
Data: 16/08/2017
Hora: 14:13:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

A ação consiste em uma mobilização discente e docente na qual a IES desloca-se até uma comunidade para prestação de atendimentos jurídicos e possíveis encaminhamentos para seu Centro de Exercício Jurídico. A ação traz, portanto, o diferencial de não se ater apenas ao momento do atendimento na comunidade, pois, encaminha os atendimentos para serem resolvidos em seu Centro de Exercício Jurídico, assumindo assim um papel constante de prestação social.