Atividades - 2016

Nome da Atividade: A janela como local de encontro com o Outro
Cursos Envolvidos: Direito, Comunicação, Jornalismo
Endereço: Centro de Exercício Jurídica da Escola de Direito do Centro Universitário Newton Paiva
Cidade:Belo Horizonte
Bairro: Caiçara
UF: MG
Data: 02/08/2016
Hora: 15:50:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

O Centro de Exercício Jurídica da Escola de Direito do Centro Universitário Newton Paiva faz divisa com a Casa Repousar, que abriga idosos. A janela que dá acesso à casa sempre foi um local de olhares, de lá pra cá, e de cá pra lá. Nem sempre os alunos, professores e funcionários observavam que do outro lado havia um vizinho muito especial, porém, a partir de inicativas dos alunos, iniciamos um diáologo de olhares tímido, mas que sempre nos trazia uma necessidade de obrigação ética e social. Desse sentimento de obrigação com o outro, tivemos a ideia de colarmos post its com os nomes dos idosos em nossa janela. Assim, que fizemos o contato com a Casa, criou-se uma expectativa, e no dia que o trabalho encerrou-se visitamos, alunos, professores e funcionários, nossos vizinhos. Em uma tarde pudemos mostrar a eles que a existência que eles já haviam construido importava, e que as estórias de cada poderia ser adubo para nossa própria andança.

Hoje temos uma janela colorida pelos nomes dos idosos que habitam a Casa. Eles agora fazem parte da nossa história, estamos mais próxmos, reinventamos uma "janela dos fundos", renascemos com a visita, e a questão social que perpassa as ações do nosso Núcleo de Assistância Judiciária tornaram-se mais nítidas.

A arte dos alunos com os post its, misturada à necessidade ética que sustenta qualquer formação responsável torna o projeto um ato que catapulta a formação técnica em construção humana...